PT
BR
Pesquisar
Definições



convulsionário

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
convulsionárioconvulsionário
( con·vul·si·o·ná·ri·o

con·vul·si·o·ná·ri·o

)


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

1. Que ou aquele que tem convulsões (reais ou fingidas).

convulsionários


nome masculino plural

2. Fanáticos jansenistas do século XVIII em quem a exaltação religiosa produzia convulsões.

etimologiaOrigem etimológica: latim convulsio, -onis, convulsão + -ário.
convulsionárioconvulsionário


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se o emprego do verbo ir na frase abaixo está correto: Vocês irão? De acordo com o futuro do presente do indicativo a conjugação seria: eu irei, tu irás, ele irá, nós iremos, vós ireis, eles irão. Portanto, irão é a forma verbal do futuro do presente do indicativo para a terceira pessoa do plural e não para a segunda pessoa do plural. Não é isso?
Como é referido no verbete você do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, este pronome e as suas flexões funcionam como forma de tratamento de 2.ª pessoa (equivalente a tu / vós), mas obrigam à concordância do verbo com a 3.ª pessoa (equivalente a ele / eles). Por essa razão, usa-se você irá, vocês irão e não *você irás, *vocês ireis (o asterisco indica agramaticalidade).



Consultei o dicionário e a área de dúvidas, mas não encontrei a resposta ao que pretendo esclarecer. A minha questão é em relação à expressão tá-se ou tásse. Suponho que esta expressão venha do verbo estar, mas desconheço o tempo verbal ou regra utilizada para chegar à expressão final. Se a forma correcta for tásse, então porque é que se diz dá-se ou vá-se?
A expressão tá-se é actualmente muito usada em situações de registo oral bastante informal. Como tal, não surge registada nas obras de referência como dicionários ou gramáticas. No entanto, a forma correcta para reproduzir na escrita esta expressão deverá ser tá-se, pois trata-se da redução da expressão está-se, provavelmente também redução de está-se bem.