Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

contrassenha

contra-senhacontrassenhacontra-senhacontrassenha | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

con·tra·-se·nha con·tras·se·nha con·tra·-se·nha con·tras·se·nha


(contra- + senha)
nome feminino

Terceira palavra de reconhecimento: santo, senha e contra-senha.

Plural: contra-senhas.

• Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: contrassenha.
• Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: contra-senha.


• Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: contrassenha.
• Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: contra-senha

pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

Os mandados de busca da operação, denominada Contrassenha , foram cumpridos em um edifício

Em Rede Brasil de Noticias - O Point da Informação

...caneta Quando o mel se acabou E é um dom Descomplicar palavras-passe Se a contrassenha for de amor Sim, decifrar o amor [Pré-Refrão 2] Se o que penso Está...

Em musicportugal.pt

...efeméride ao lado e responderam ao apelo da Associação 25 de Abril, cantando a contrassenha da Revolução dos Cravos, à janela do apartamento, e exibindo a bandeira

Em Outra Margem

O 25 de abril fez-se de lutas, de pessoas, de sorte e de acasos e também de coragem. Fez-se das lutas contra o fascismo, contra a opressão e contra a tirania de um regime autoritário, que ceifava a liberdade de agir e pensar de todos. Fez-se da vontade de todos os que achavam injusto combater, morrer e matar pessoas no…

Em vetoresdainutilidade.com

dos preparativos a que se impunham os bacantes), retorquiu a contrassenha : “ Pelos deuses e pelos demónios – e pela inveja que têm de...

Em O felino
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Qual é a diferença entre puseste-a e puseste-la? Já li ambas aplicadas e no entanto não sei qual é a diferença ou se alguma delas está incorrecta.
Ambas as expressões estão correctas, mas correspondem a formas verbais de pessoas gramaticais diferentes (tu/vós) do pretérito perfeito do indicativo, pelo que não podem ser aplicadas no mesmo contexto.

A forma puseste-a corresponde à segunda pessoa do singular (= tu puseste alguma coisa), enquanto a forma puseste-la corresponde à segunda pessoa do plural (= vós pusestes alguma coisa).

A construção *tu puseste-la (= *tu pusestes alguma coisa) é agramatical, como indica o asterisco, e resulta da confusão entre as formas verbais da segunda pessoa do singular e do plural do pretérito perfeito. Convém por isso ter presente que a segunda pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo não tem s final (tu puseste), ao contrário da 2ª pessoa do plural (vós pusestes).




Sou Policial Militar, e aqui no Espírito Santo somos denominados Militares Estaduais. Gostaria de saber como é a abreviação de Militares Estaduais.
Os dicionários de língua portuguesa por nós consultados não registam nenhuma abreviatura consagrada para militar estadual, nem sequer para militar.
No entanto, se, num texto relativamente longo, usar muitas vezes a expressão militar estadual, pode optar por indicá-la através da junção da primeira letra de cada palavra em maiúsculas, utilizando uma fórmula como a que é apresentada entre parêntesis:
O militar estadual (de agora em diante ME, abreviadamente) pode ser convocado. Após a sua convocação, o ME deve apresentar-se ao seu superior.
Desta forma, sempre que no seu texto surgir ME, o leitor saberá que designa militar estadual. Note-se que não se trata de uma abreviatura consagrada (ao contrário do que sucede, por exemplo, com Sr. = senhor); trata-se apenas de um expediente para evitar repetições fastidiosas.

pub

Palavra do dia

ter·gi·ver·sar ter·gi·ver·sar

- ConjugarConjugar

(latim tergiversor, -ari, voltar atrás)
verbo intransitivo

1. Voltar as costas (ex.: não é possível tergiversar frente às novas dificuldades).

2. Usar de evasivas, procurar rodeios, empregar subterfúgios (ex.: o réu tergiversou para ganhar tempo). = RODEAR

3. Demonstrar receio ou falta de segurança em tomada de decisão (ex.: tergiversou mas depois aceitou o convite). = HESITAR

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/contrassenha [consultado em 24-05-2022]