PT
BR
Pesquisar
Definições



contemplarmos

A forma contemplarmospode ser [primeira pessoa plural do futuro do conjuntivo de contemplarcontemplar] ou [primeira pessoa plural infinitivo flexionado de contemplarcontemplar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
contemplarcontemplar
( con·tem·plar

con·tem·plar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Olhar muito tempo e com atenção.

2. Dar a; doar a; fazer mercê a.

3. Meditar em, considerar.


verbo pronominal

4. Mirar-se; olhar para si.


verbo intransitivo

5. Meditar profundamente.

contemplarmoscontemplarmos

Auxiliares de tradução

Traduzir "contemplarmos" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



O grau superlativo absoluto sintético de sábio é sapientíssimo? É que também existe o adjectivo sapiente, daí a minha dúvida...
O adjectivo sapientíssimo é superlativo absoluto sintético irregular de sábio e superlativo absoluto regular de sapiente. Este fenómeno acontece também noutros casos, como por exemplo em amaríssimo, superlativo de amargo e de amaro; beneficentíssimo, superlativo de benéfico e de beneficente; credibilíssimo, superlativo de crível e de credível; grandiloquentíssimo, superlativo de grandíloquo e de grandiloquente; magnificentíssimo, superlativo de magnífico e de magnificente; malevolentíssimo, superlativo de malévolo e de malevolente ou meritíssimo, superlativo de merecedor e de meritório.



Ouvi a um treinador de futebol a palavra evoluência referindo-se à evolução da sua equipe. Não creio que exista o vocábulo.
A palavra evoluência não se encontra registada em nenhum dicionário ou vocabulário consultado, nem se encontra em corpora e motores de pesquisa na internet, pelo que será mais aconselhável, de facto, o uso da palavra evolução.

Esta palavra, apesar de não ter curso na língua, parece no entanto ser formada a partir do verbo evoluir com um sufixo (-ência), usado regularmente para formação de substantivos abstractos a partir de verbos, como em antecedência, anuência, dormência, intercorrência, regência ou sobrevivência, por exemplo.