PT
BR
Pesquisar
Definições



consumardes

A forma consumardespode ser [segunda pessoa plural do futuro do conjuntivo de consumarconsumar] ou [segunda pessoa plural infinitivo flexionado de consumarconsumar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
consumarconsumar
( con·su·mar

con·su·mar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Pôr termo a, levar a cabo.

2. Ter, um casal. relações sexuais pela primeira vez depois da cerimónia de casamento (ex.: consumar o matrimónio).


verbo pronominal

3. Ser levado a cabo.

4. Realizar-se.

5. Exaurir-se.

6. Tornar-se exímio.

etimologiaOrigem etimológica:latim consummo, -are, somar, adicionar, acabar, completar, aperfeiçoar.
consumardesconsumardes

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Recentemente encontrei uma palavra escrita de duas maneiras diferentes, ambas referentes a um mamífero conhecido: ouriço-cacheiro e ouriço-caixeiro. Gostaria de saber se está correcto utilizar ambas as representações.
A forma correcta é ouriço-cacheiro, uma vez que esta é a designação de várias espécies de pequenos mamíferos que se enrolam quando pressentem perigo, escondendo-se sob os espinhos. A palavra é composta por justaposição do substantivo ouriço e do adjectivo cacheiro, que significa "que se esconde". A forma *ouriço-caixeiro é incorrecta, como indica o asterisco, e resulta da confusão entre as palavras parónimas (têm pronúncia e grafia semelhantes) cacheiro e caixeiro, sendo esta última um substantivo que designa geralmente uma pessoa que efectua vendas ao público ou uma pessoa que fabrica caixas ou que trabalha com elas.



O substantivo cota actualmente utilizado pela juventude com o sentido de "pessoa mais velha" tem a sua origem na língua latina. Certo?
Como poderá verificar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra cota, no sentido de "pessoa mais velha", deriva do quimbundo, língua falada em Angola.