PT
BR
Pesquisar
Definições



constituinte

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
constituinteconstituinte
|u-í| |u-í|
( cons·ti·tu·in·te

cons·ti·tu·in·te

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

1. Que constitui. = CONSTITUTIVO

2. Que faz parte de um organismo, de um todo. = COMPONENTE, INTEGRANTE

3. Que tem poder de constituir.

4. Que pode estabelecer ou alterar a constituição (ex.: assembleia constituinte, poder constituinte).


nome masculino

5. Elemento que faz parte de um todo. = COMPONENTE

6. [Linguística] [Lingüística] [Linguística] Palavra ou sequência de palavras que funciona como uma unidade linguística dentro de uma estrutura mais vasta (ex.: constituintes sintácticos).


adjectivo de dois géneros e nome de dois génerosadjetivo de dois géneros e nome de dois géneros

7. [Direito] [Direito] Que ou quem constitui ou nomeia outra pessoa seu procurador ou seu advogado.

8. [Política] [Política] Que ou quem é eleitor, em relação ao deputado eleito.

9. [Política] [Política] Que ou quem é membro de uma assembleia com poderes especiais para estabelecer ou alterar a constituição.

10. [Política] [Política] Que ou quem é a favor de uma constituição.


nome feminino

11. [Política] [Política] Câmara ou assembleia eleita com poderes especiais para estabelecer ou alterar a constituição.

etimologiaOrigem etimológica: constituir + -inte.
constituinteconstituinte

Auxiliares de tradução

Traduzir "constituinte" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Ouve-se em certos telejornais expressões como a cujo ou em cujo; contudo gostaria de saber se gramaticalmente a palavra cujo pode ser antecedida de preposição.
O uso do pronome relativo cujo, equivalente à expressão do qual, pode ser antecedido de preposição em contextos que o justifiquem, nomeadamente quando a regência de alguma palavra ou locução a tal obrigue. Nas frases abaixo podemos verificar que o pronome está correctamente empregue antecedido de várias preposições (e não apenas a ou em) seleccionadas por determinadas palavras (nos exemplos de 1 e 2) ou na construção de adjuntos adverbiais (nos exemplos de 3 e 4):

1) O aluno faltou a alguns exames. O aluno reprovou nas disciplinas a cujo exame faltou. (=O aluno reprovou nas disciplinas ao exame das quais faltou);
2) Não haverá recurso da decisão. Os casos serão julgados pelo tribunal, de cuja decisão não haverá recurso. (=Os casos serão julgados pelo tribunal, dadecisão do qual não haverá recurso);
4) Houve danos em algumas casas. Os moradores em cujas casas houve danos foram indemnizados. (=Os moradores nas casas dos quais houve danos foram indemnizados);
5) Exige-se grande responsabilidade para o exercício desta profissão. Esta é uma profissão para cujo exercício se exige grande responsabilidade. (=Esta é uma profissão para o exercício da qual se exige grande responsabilidade).




Gostaria de saber se esta sentença está correta: Há um tempo atrás.
Se a dúvida se relacionar com o uso de atrás com o verbo haver a indicar tempo decorrido, poderá consultar a resposta há alguns anos atrás. Se se tratar de uma hesitação entre a forma do verbo haver e outras palavras com som idêntico ou semelhante (ex.: à, a), poderá consultar as respostas há muito tempo/a muito tempo ou à ou há?.