PT
BR
Pesquisar
Definições



conluiado

A forma conluiadopode ser [masculino singular particípio passado de conluiarconluiar], [adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino] ou [adjectivoadjetivo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
conluiadoconluiado
( con·lui·a·do

con·lui·a·do

)


adjectivoadjetivo

1. Que se conluiou.

2. Metido em conluio.


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

3. Que ou quem está combinado com outrem para mau fim. = MANCOMUNADO

etimologiaOrigem etimológica:particípio de conluiar.
conluiarconluiar
( con·lui·ar

con·lui·ar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Unir em conluio.

2. Tramar (em conluio).

3. Enganar.

4. Roubar por conluio.

conluiadoconluiado

Auxiliares de tradução

Traduzir "conluiado" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Existe na língua portuguesa "dativo de interesse" tal como existe em castelhano?
Em português, o pronome de interesse é de uso bastante frequente, sobretudo num nível de linguagem mais coloquial. Em frases como come-me a sopa ou tu não me sejas bisbilhoteiro, o dativo de interesse, ou dativo ético, tem função meramente expressiva ou enfática. Este tipo de construção indica que a pessoa que fala está claramente interessada na exortação que faz ou na realização do seu desejo ou da sua vontade.



Tenho, há algum tempo, uma "discussão" com uma amiga relativamente à palavra "espilro". Eu digo que esta palavra existe há muito, muito tempo, ao passo que a minha amiga diz que só passou a existir segundo o novo acordo ortográfico. Podem ajudar a esclarecer-nos?
Não encontrámos uma datação para a palavra espilro, mas esta palavra (e o verbo de que deriva regressivamente, espilrar), provém de uma epêntese em espirro (espirro > espilro) e não terá com certeza surgido como consequência do novo Acordo Ortográfico. Rebelo Gonçalves, no seu Vocabulário da Língua Portuguesa (Coimbra: Coimbra Editora, 1966) regista espilrar e espilro, afirmando que se trata de um registo popular. Idêntica informação é fornecida pelo Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.