PT
BR
Pesquisar
Definições



conduzíamos

A forma conduzíamosé [primeira pessoa plural do pretérito imperfeito do indicativo de conduzirconduzir].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
conduzirconduzir
( con·du·zir

con·du·zir

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Servir de condutor a.

2. Levar.

3. Trazer, transportar.

4. Transmitir.

5. [Figurado] [Figurado] Encaminhar.


verbo transitivo e intransitivo

6. Estar ou ter capacidade para estar no comando de um veículo (ex.: conduzir um camião; aprendeu a conduzir). = DIRIGIR, GUIAR


verbo intransitivo

7. Ir dar a, levar.


verbo pronominal

8. [Galicismo] [Galicismo] Portar-se.

etimologiaOrigem etimológica:latim conduco, -ere, conduzir, juntar, reunir, cicatrizar, alugar, arrendar.

conduzíamosconduzíamos

Auxiliares de tradução

Traduzir "conduzíamos" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Sou de Recife e recentemente tive uma dúvida muito forte ao pensar sobre uma palavra: xexeiro, checheiro ou seixeiro (não sei na verdade como se escreve e se tem, realmente, uma forma correta). Essa palavra é usada para dizer quando uma pessoa é "caloteiro", mau pagador. Em Recife é comum ouvir isso das pessoas: fulano é um "xexeiro". Gostaria de saber de onde surgiu esse termo. Fiquei pensando o seguinte: seixo é uma pedra dura e lisa e quando uma pessoa está com pouco dinheiro dizem que ela está "lisa" ou "dura". Então na verdade o certo seria seixeiro. Essa é a minha dúvida.
A forma correcta é seixeiro, que, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, deriva mesmo de seixo, “calote”, acepção que o referido dicionário também regista como regionalismo nordestino.



Gostaria de saber qual o plural da palavra "salvo-conduto".
O plural do substantivo salvo-conduto deverá ser salvos-condutos, pois trata-se de um substantivo hifenizado composto por um adjectivo e por um substantivo, motivo pelo qual ambas as palavras flexionam em número. Esta é a flexão preconizada nos vocabulários de Rebelo Gonçalves e de José Pedro Machado; no entanto, obras lexicográficas como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea e o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa admitem dois plurais: salvo-condutos e salvos-condutos, sem aparente justificação senão o uso, pois a palavra salvo não poderá ser substantivo neste contexto, o que poderia justificar que só houvesse flexão num dos substantivos.