PT
BR
Pesquisar
Definições



conchinha

A forma conchinhapode ser [derivação feminino singular de conchaconcha] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
conchinhaconchinha
( con·chi·nha

con·chi·nha

)


nome feminino

1. Concha pequena.

2. Posição em que os indivíduos estão deitados ou aninhados juntos e virados para o mesmo lado (ex.: fazer conchinha; os gatos adormeceram em conchinha).

etimologiaOrigem etimológica:concha + -inha, feminino de -inho.
conchaconcha
( con·cha

con·cha

)
Imagem

ZoologiaZoologia

Invólucro calcário do corpo de certos moluscos.


nome feminino

1. [Zoologia] [Zoologia] Invólucro calcário do corpo de certos moluscos.Imagem

2. [Zoologia] [Zoologia] Concreção córnea (dos quelónios).

3. Chapa com argola que serve de puxador de gaveta.

4. Colher grande, funda e de cabo comprido, geralmente usada para servir sopa ou outros alimentos líquidos (ex.: concha da sopa).Imagem = CAÇO

5. Conteúdo dessa colher (ex.: comeu três conchas de canja).

6. [Informal] [Informal] [Anatomia] [Anatomia] Parte cartilaginosa exterior do ouvido. = CONCA, PAVILHÃO AURICULAR

7. [Armamento] [Armamento] Caçoleta do canhão.

8. Pedra inferior do moinho.

9. Enseada.

conchas


nome feminino plural

10. Forma de fundir artilharia.

etimologiaOrigem etimológica:latim conchula, pequena concha, diminutivo de concha, -ae, do grego kógkhê, -ês, mexilhão, amêijoa, concha.
Confrontar: conca.
Colectivo:Coletivo:Coletivo:concharia, concheira, concheiro.


Dúvidas linguísticas



Peço desculpa pelo incómodo, mas já pesquisei em centenas de sítios e não descobri o que pretendo. Vocês sabem qual a palavra para quinhentos equivalente a centésimo para cem?
O numeral correspondente a uma posição 500 (numeral ordinal) ou a uma das 500 partes de um todo (numeral fraccionário) é quingentésimo, como poderá verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.



A utilização da expressão à séria nunca foi tão utilizada. Quanto a mim esta expressão não faz qualquer sentido. Porque não utiliz am a expressão a sério?
A locução à séria segue a construção de outras tantas que são comuns na nossa língua (junção da contracção à com uma substantivação feminina de um adjectivo, formando locuções com valor adverbial): à antiga, à portuguesa, à muda, à moderna, à ligeira, à larga, à justa, à doida, etc.

Assim, a co-ocorrência de ambas as locuções pode ser pacífica, partindo do princípio que à séria se usará num contexto mais informal que a sério, que continua a ser a única das duas que se encontra dicionarizada. Bastará fazer uma pesquisa num motor de busca na internet para se aferir que à séria é comummente utilizada em textos de carácter mais informal ou cujo destinatário é um público jovem; a sério continua a ser a que apresenta mais ocorrências (num rácio de 566 para 31800!).