Significado de concernia-no-la

    A forma concernia-no-laé [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de concernirconcernir].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    concernirconcernir
    ( con·cer·nir

    con·cer·nir

    )
    Conjugação:unipessoal.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    1. Dizer respeito, ser relativo a (ex.: a questão concernia à arbitragem do jogo).


    no que concerne a

    •No que diz respeito a; quanto a; relativamente a (ex.: no que concerne às intervenções no debate, já está tudo agendado).

    etimologiaOrigem:latim concerno, -ere, misturar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "concernia-no-la" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    concernir | v. intr.

    Dizer respeito, ser relativo a (ex.: a questão concernia à arbitragem do jogo)....


    concernido | adj.

    A que algo concerne ou diz respeito (ex.: iniciou um diálogo com todas as partes concernidas)....

    Histórico de pesquisas

    A palavra "concernia-no-la" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de esclarecer algumas dúvidas relacionadas à ortografia dos vocábulos tecno-social e socioideológico. Além disso, gostaria de consultá-los sobre a ortografia de trouxada ("Ia eu, em rapazola, e mais outro, levando uma vaca caracu, trouxada e afrontada...") e iapa ("Às vezes, é o descuidado cavaleiro que já vai todo tranqüilo assobiando, quando a iapa do velho toca uma caixa de marimbondos que ferram o danado do cavalo, que dana a pular e larga o cabra na poeira.").
      Estes exemplos foram tirados de dois contos regionalistas e não encontro registro dessas palavras em nenhum dicionário.


      Tendo eu consultado a Direcção-Geral dos Registos e do Notariado sobre se o vocábulo “Ramberto” pode ser admitido como nome próprio masculino, informaram-me os mesmos o seguinte: "Tendo presente a consulta sobre se o vocábulo “Ramberto” pode ser admitido como nome próprio masculino, informa-se que o mesmo não consta dos vocabulários onomásticos disponíveis, pelo que, em princípio, contraria o disposto no artº 103º, nº 2 alínea a) do Código do registo Civil. No entanto, esta Conservatória poderá providenciar para que seja emitido parecer onomástico sobre o vocábulo pretendido, não obstante a demora que possa verificar-se, sendo para o efeito V. Exª convidado a apresentar elementos relativos à origem do nome pretendido, designadamente bibliografias ou outros, e a fazer o respectivo preparo ..." O meu contacto convosco vai no sentido de saber se poderão auxiliar-me na obtenção dos elementos necessários pretendidos pela DGRN e de que forma. Mais informo de que o vocábulo em questão consta no Vocabulário Antroponímico do Dicionário Universal da Língua Portuguesa da Texto Editora.