PT
BR
Pesquisar
Definições



colidia

A forma colidiapode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de colidircolidir] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de colidircolidir].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
colidircolidir
( co·li·dir

co·li·dir

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Fazer ir de encontro a.

2. Quebrar (uma coisa), batendo-a contra outra.


verbo intransitivo e pronominal

3. Embater.

4. Quebrar-se (uma coisa na outra).

5. [Figurado] [Figurado] Estar em oposição, contradizer-se.

etimologiaOrigem etimológica:latim collido, -ere.
Confrontar: coludir.

Auxiliares de tradução

Traduzir "colidia" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Há derivação da palavra sazonal para sazonalidade?
A palavra sazonalidade é composta por derivação, através da adjunção do sufixo -idade ao adjectivo sazonal.



Na frase "Houve movimentos financeiros entre todos os operadores, nacionais e estrangeiros", qual é o propósito da vírgula ali colocada? Poder-se-á concluir que a frase significa que houve movimentos financeiros entre todos os operadores nacionais, entre todos os operadores estrangeiros e entre todos os operadores nacionais e estrangeiros?
A questão colocada diz respeito, por um lado, ao uso da pontuação, nomeadamente da vírgula, e, por outro, à diferença entre os grupos adjectivais apositivos e os grupos adjectivais restritivos. Relativamente ao uso da vírgula em geral, poderá consultar a resposta vírgula antes da conjunção e.

No caso da frase em análise, a vírgula é usada para separar o aposto "nacionais e estrangeiros", constituído por dois adjectivos coordenados, do nome que está a qualificar. Este aposto não constitui uma restrição ao nome operadores, mas fornece informação adicional sobre o mesmo (trata-se de "todos os operadores", que poderão ser "nacionais ou estrangeiros"). Se porventura se tratasse de um adjectivo restritivo, isto é, que limita o significado do antecedente, não poderia ser separado do seu antecedente por vírgula (ex.: houve movimentos financeiros entre todos os operadores nacionais e não *houve movimentos financeiros entre todos os operadores, nacionais).