Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

coercivamente

coercivamentecoercivamente | adv.
derivação de coercivocoercivo
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

co·er·ci·va·men·te co·er·ci·va·men·te


(coercivo + -mente)
advérbio

De modo coercivo.


co·er·ci·vo co·er·ci·vo


adjectivo
adjetivo

1. Que exerce ou pode exercer coacção; que obriga ou sujeita pela intimidação, pela força ou pela violência.

2. [Jurídico, Jurisprudência]   [Jurídico, Jurisprudência]  Que impõe pena.

3. [Física]   [Física]  Diz-se da força dos corpos que não perdem a qualidade magnética que se lhes comunicou.


SinónimoSinônimo Geral: COERCITIVO

pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

...espaço de opinião da TSF à terça-feira recorda que "o restaurante já fora encerrado coercivamente no mês passado", sendo que "os donos invocam o direito de resistência, apesar de...

Em Tupiniquim

prática do crime, e caso não seja obtido voluntária ou coercivamente tal pagamento, deverão tais bens ser, nessa eventualidade e sem prejuízo de direitos de...

Em portugal contempor

...Talvez um saco azul, como tem o Fisco, em que 5% das receitas cobradas coercivamente revertem para os funcionários (cf..

Em portugal contempor

as necessárias obras coercivamente para repor as condições de segurança e de salubridade..

Em Os Verdes em Lisboa

De súbito, estamos todos no mesmo barco, experimentando coercivamente uma forma diferente de estar no mundo, confinados em

Em Tupiniquim
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Na frase dei de caras com um leão, qual a função sintáctica das expressões de caras e com um leão?
A locução verbal dar de caras corresponde a uma expressão idiomática do português, que por esse motivo não é habitualmente decomposta, equivalendo a um verbo como deparar-se ou a outra locução verbal como encontrar subitamente. Na frase apontada, pode no entanto considerar-se a expressão de caras como um modificador adverbial (designado por complemento circunstancial na gramática tradicional), indicando o modo como se processa a acção expressa pelo verbo dar (equivalente, por exemplo a subitamente numa frase como deu subitamente com um leão).
A expressão com um leão pode ser considerada complemento indirecto seleccionado pelo verbo dar, pois com um leão é um complemento nominal introduzido indirectamente pela preposição com.




Muito agradecia que me esclarecessem se esta frase é correcta, em termos de pontuação (trata-se de uma tradução de um texto inglês, em que o discurso, assinalado entre aspas, esta na mesma linha): O Raposo reagiu imediatamente: - Como se atreve! - disse ele. Não sabe que eu sou o Rei da Floresta? Note-se que a minha questão tem a ver com a colocação do travessão a seguir aos dois pontos, sem mudar de linha.
Os dois pontos, o parágrafo, o travessão e as aspas são maneiras de assinalar graficamente o discurso directo. Não há, contudo, obrigatoriedade de uso simultâneo de todos estes recursos, pelo que a frase apontada está correcta.

Sobre assuntos relacionados, poderá consultar também as respostas travessão/ponto de interrogação combinado com ponto de exclamação e discurso directo, discurso indirecto e discurso indirecto livre.

pub

Palavra do dia

sar·ra·bis·car sar·ra·bis·car


(sarrabisco + -ar)
verbo transitivo e intransitivo

Fazer sarrabiscos. = GARATUJAR, RABISCAR

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/coercivamente [consultado em 28-10-2021]