Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

co-associado

co-associadocoassociadoco-associadocoassociado | adj.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

co·-as·so·ci·a·do co·as·so·ci·a·do co·-as·so·ci·a·do co·as·so·ci·a·do


adjectivo
adjetivo

Associado com outro ou com outros.


• Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: coassociado.
• Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: co-associado.


• Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: coassociado.
• Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: co-associado

pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

. Não por acaso, a co - munidade científica, dentro e fora do Bra- sil, hoje está dividida em torno de uma te- se, segundo a qual a passagem da varian- te Ômicron pode representar, no futuro próximo, o fim da pandemia que provo- cou a morte de mais de 5,5 milhões de in- divíduos. À primeira vista, a

Em blog0news

energia nuclear , um arsenal nuclear forte, e um vigoroso programa de testes nucleares . Foi co -fundador do Laboratório Nacional de Lawrence Livermore (LLNL), e foi ao mesmo tempo o seu diretor titular e diretor associado por muitos anos. Nos seus últimos anos, tornou-se especialmente conhecido por sua

Em Geopedrados

Retrato oficial do Presidente Mário Soares (1992), por Júlio Pomar Mário Alberto Nobre Lopes Soares ( Lisboa , 7 de dezembro de 1924 – Lisboa , 7 de janeiro de 2017 ) foi um político português . Político de profissão e vocação, co -fundador do Partido Socialista , a 19 de abril de 1973 , Mário

Em Geopedrados

de CO 2 em 2015. Este número representa 4.5% das emissões dos gases com efeito de estufa e ultrapassa as previsões dos especialistas. Durante o mesmo período, a pegada “sanitária” global dos plásticos detetados na atmosfera também aumentou 70% . Ao longo da pesquisa, a equipa tentou determinar a

Em VISEU, terra de Viriato.

Huazhong Agricultural University, e Patricio Grassini, professor associado de agronomia em Nebraska e co -líder do Global Yield Gap Atlas, fornece uma análise de roteiros para a intensificação sustentável para um arroz global com mais rendimento. A pesquisa foi publicada na Nature Communications. "Comparar

Em Caderno B
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber como se escreve um valor quebrado de porcentagem por extenso. Pois se 10% eu escrevo "dez por cento", então como eu escreveria 10,30%?
Para escrever por extenso um número inteiro seguido de um valor fraccionário decimal (ex.: 10,30%), poderá referir a vírgula por extenso (ex.: dez vírgula trinta por cento ou dez vírgula três por cento) ou, alternativamente (e esta será uma forma menos usual), utilizar os numerais fraccionários a seguir aos numerais cardinais (ex.: dez e trinta centésimos por cento ou dez e três décimos por cento). Nesta última hipótese, pode ainda ser usado o adjectivo inteiro para melhor distinguir os numerais cardinais dos fraccionários (ex.: dez inteiros e trinta centésimos por cento ou dez inteiros e três décimos por cento) ou ainda utilizar o adjectivo percentual em vez da locução por cento (ex.: dez e trinta centésimos percentuais; dez e três décimos percentuais). Perante as várias possibilidades, é de referir que a opção tomada deverá ser mantida ao longo de um mesmo texto, sempre que referir este tipo de números, por uma questão de coerência textual.



Quando devo usar "x" e quando devo usar "ch"? Bicho, mexerica, xuxu... existe uma regra para a aplicação de um ou outro?
A ortografia é um conjunto de regras convencionadas; como tal, é artificial e às vezes “pouco amiga do utilizador”.

A maioria das vezes, é o utilizador da língua que mais lê e mais consulta obras de referência, como dicionários, prontuários e afins, que melhor conhece essas regras e que melhor escreve. Não há nenhuma estratégia para escrever correctamente que não passe pela memorização do léxico e pela experiência de leitura e de escrita.

O caso de -ch- e -x- é frequentemente problemático, por corresponder muitas vezes ao mesmo som [S] (ex.: chá, xá), e por ambos os segmentos poderem ocorrer em posição inicial (ex.: chávena, xícara) e medial de uma palavra (ex.: fechar, mexer).

A consulta de obras de referência (dicionários, vocabulários, prontuários e afins), de que o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa é apenas um exemplo, pode ajudar na verificação de casos duvidosos. Esta verificação pode também contribuir para a memorização do léxico e interiorização das regras.

Poderá ter alguma utilidade a consulta da Base V do Acordo Ortográfico de 1945 para a norma europeia do português, especialmente no número 3.º. Para a norma brasileira, estas indicações também são válidas, sendo semelhantes às que estão no grupo X do Formulário Ortográfico de 1943.

Com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, não há nenhuma alteração relativamente a este assunto, mas poderá ser útil a consulta da Base III.

Relativamente às palavras listadas, é de referir que deverá grafar chuchu (a não ser que se trate de um cabo-verdianismo apenas registado no Dicionário Houaiss, que quer dizer "endiabrado" ou "sujo").

pub

Palavra do dia

ses·qui·pe·dal ses·qui·pe·dal


(latim sesquipedalis, -e)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Que tem pé e meio de comprido.

2. [Jocoso]   [Jocoso]  Que é muito grande (ex.: ignorância sesquipedal; versos sesquipedais).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/co-associado [consultado em 23-01-2022]