PT
BR
Pesquisar
Definições



cintura

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
cinturacintura
( cin·tu·ra

cin·tu·ra

)


nome feminino

1. Parte média do corpo humano, que corresponde geralmente à parte mais estreita do tronco.

2. [Anatomia] [Anatomia] Estrutura óssea que liga os membros ao corpo (ex.: cintura escapular, cintura pélvica).

3. [Vestuário] [Vestuário] Parte dos vestidos que cobre a cintura. = CINTA, CINTO, CÓS

4. Zona ou coisa que está à volta ou na periferia de algo. = CINTURÃO

5. [Joalharia] [Joalheria] Aresta exterior da gema que forma uma faixa em torno da pedra.

6. [Desporto] [Esporte] Golpe de artes marciais em que se agarra e ergue o adversário pela cintura, derrubando-o em seguida.


cintura de asteróides

[Astronomia] [Astronomia]  Região do sistema solar, com formato circular e situada entre as órbitas de Marte e de Júpiter, formada essencialmente por asteróides, mas incluindo também o planeta anão Ceres. = CINTURÃO DE ASTERÓIDES

cintura de sílfide

O mesmo que cintura de vespa.

cintura de vespa

Cintura muito fina. = CINTURA DE SÍLFIDE

etimologiaOrigem etimológica:latim cinctura, -ae.

Auxiliares de tradução

Traduzir "cintura" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas


Qual a forma correcta de pronúncia da palavra menu : "ménu" ou "menú"?
Na questão colocada, não está em causa a acentuação (a palavra é sempre acentuada na última sílaba: menu), mas a qualidade da vogal. Por exemplo, uma vogal que corresponde à letra e pode corresponder ao som [È], como em fé, ao som [e], como em dedo, ao som [i], como em de ou medicina, ou ainda ao som [á], como por vezes em coelho.

No português, como regra geral (com muitas excepções), as vogais que não pertencem a uma sílaba tónica são elevadas. Por exemplo, no caso da vogal e nas palavras génio e genial, o som [È] (vogal mais baixa) da palavra nio (com acento tónico em ) passa a pronunciar-se [i] (vogal mais alta) em genial pois a sílaba tónica passou a ser a última genial.

Esta regra geral aplica-se a menu e aí, como a sílaba tónica é nu, a sílaba me pode pronunciar-se [mi]nu, como em de ou medicina, (e é esta a pronúncia registada no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia da Ciências/Verbo e, posteriormente, no Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora). A palavra menu, apesar de já ser usada correntemente em português, é de origem francesa, sendo pronunciada com [i] também nessa língua. Desta forma, não há então motivo fonológico ou etimológico para se pronunciar menu com é aberto.




Qual é a expressão correta a ser usada na frase abaixo?
Ele não tinha ______________ com o crime.
1) nada a ver 2) nada há haver 3) nada a haver
A locução ter a ver com significa "ter relação com" (ex.: essa questão tem a ver com outro assunto) e a locução verbal ter a haver significa "obter, receber" (ex.: Eles têm a haver uma fortuna com a herança), apesar de não ser muito usual.

Assim, quer a frase Ele não tinha nada a ver com o crime (parafraseável por Ele não tinha relação com o crime) quer a frase Ele não tinha nada a haver com o crime (parafraseável por Ele não tinha nada a receber com o crime) estão correctas, sendo a primeira hipótese a mais provável como resposta para a dúvida que nos colocou, dado que a locução ter a ver com suscita frequentemente dúvidas aos falantes do português devido à semelhança fonética com ter a haver.

O FLiP (http://www.flip.pt) inclui um corrector sintáctico que detecta, entre muitos outros, erros na construção de locuções, sendo de grande utilidade na resolução de dúvidas como a que nos expôs.