Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

chuleado

chuleadochuleado | adj. | n. m.
masc. sing. part. pass. de chulearchulear
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

chu·le·a·do chu·le·a·do


(particípio de chulear)
adjectivo
adjetivo

1. Cuja orla foi ligeiramente cosida para não se desfiar; que se chuleou.

nome masculino

2. Acto ou efeito de chulear. = CHULEIO

3. Ponto usado para chulear. = CHULEIO


chu·le·ar chu·le·ar

- ConjugarConjugar

verbo transitivo

Coser ligeiramente a orla de qualquer tecido para se não desfiar.

pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

qualquer coisa como isto: Depois de chuleado ..

Em porestaslinhasmecoso.blogs.sapo.pt

...O Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora só acolhia «chuleio», mas não « chuleado », que por sugestão minha hoje já regista..

Em linguagista.blogs.sapo.pt

Ficará qualquer coisa como isto: Depois de chuleado ..

Em bolasdeberlim.blogs.sapo.pt

Ficará qualquer coisa como isto: Depois de chuleado ..

Em bolasdeberlim.blogs.sapo.pt

Ficará qualquer coisa como isto: Depois de chuleado ..

Em bolasdeberlim.blogs.sapo.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


A minha questão é sobre a palavra transgénico, relativamente à alteração genética de vegetais e plantas. Como se diz correctamente?
A dúvida parece recair sobre a pronúncia do -s- na primeira sílaba da palavra transgénico. Se as sílabas fossem lidas pausadamente, a sua transcrição corresponderia a trans [trãZ] - ['] - ni [ni] - co [ku], o que originaria uma repetição do som [Z] (este símbolo representa o som da letra j em já ou judo, mas é também o som correspondente à letra s quando esta precede uma consoante sonora, como o som [Z]): [trãZ'ZÈniku]. No entanto, como o nosso sistema articulatório tem dificuldade em pronunciar duas consoantes idênticas seguidas, elas são fundidas num só som: [trã'ZÈniku].




No programa de hoje da R.T.P. " Bom Dia Portugal" na rubrica "Em bom português", questiona-se se deve dizer: duzentas gramas ou duzentos gramas? Afirma-se que a resposta correcta é: "duzentos gramas" porque grama é um submúltiplo do quilograma. Ora, eu tenho apenas a quarta classe do ensino primário de 1951, mas nesse tempo aprendi que grama, metro, caloria, etc. são unidades e quilograma, quilómetro, quilocaloria, etc, são múltiplos com mil unidades. Como gosto de falar o melhor Português, (dentro das minhas limitações literárias) gostaria de obter uma explicação, mais convincente ou de saber se, pela mesma razão, deve dizer-se "duzentos calorias"?
De facto, o argumento referido é pouco claro. O motivo por que a resposta é "duzentos gramas" é porque grama, enquanto unidade de medida, é um substantivo masculino, como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. É por essa razão que quilograma, formado pela junção do prefixo quilo- ao substantivo grama, é masculino, e não o contrário.
pub

Palavra do dia

qui·cha·ça qui·cha·ça


(alteração de cachaça)
nome feminino

[Brasil, Informal]   [Brasil, Informal]  Acto ou estado de quem repete ou mantém uma afirmação, uma acção ou um comportamento, sem desistir ou aceitar recusa. = CASMURRICE, OBSTINAÇÃO, TEIMA, TEIMOSIA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/chuleado [consultado em 20-05-2022]