PT
BR
Pesquisar
Definições



cefaloides

A forma cefaloidesé [masculino e feminino plural de cefalóidecefaloidecefalóidecefaloide].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
cefalóidecefaloidecefalóidecefaloide
|ói| |ói| |ói| |ói|
( ce·fa·lói·de ce·fa·loi·de

ce·fa·lói·de

ce·fa·loi·de

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

Que tem forma de cabeça.

etimologiaOrigem etimológica:cefalo- + -óide.

sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: cefaloide.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: cefalóide.
grafiaGrafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:cefaloide.
grafia Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: cefalóide.
cefaloidescefaloides


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se a palavra conscientizar existe. Temos tido algum debate sobre isso porque, apesar de muito usada, não consta aqui no dicionário.
O verbo conscientizar encontra-se registado no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Este verbo é formado através da adjunção do sufixo -izar (que é muito produtivo na formação de verbos) ao adjectivo consciente, para obter o significado "tornar consciente" ou "fazer perceber". Este verbo é sinónimo de consciencializar, que, por sua vez, se forma pela adjunção do mesmo sufixo -izar ao adjectivo consciencial (adjectivo pouco usado, que designa aquilo que é relativo à consciência). Pesquisas em corpora e motores de busca na internet parecem indicar que o verbo conscientizar é mais usado no Brasil e que o verbo consciencializar é mais usado em Portugal.



À custa ou às custas?
Ambas as locuções prepositivas à custa de e às custas de são possíveis e sinónimas (ex.: Ele vive à(s) custa(s) dos pais; Subiu na vida à(s) custa(s) de muito esforço), encontrando-se atestadas em dicionários recentes de língua portuguesa, como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Lisboa: Academia das Ciências de Lisboa / Editorial Verbo, 2001) ou o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (edição brasileira da Editora Objetiva, 2001; edição portuguesa do Círculo de Leitores, 2002).