Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

caudaloso

caudalosocaudaloso | adj.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

cau·da·lo·so |lô|cau·da·lo·so |lô|


adjectivo
adjetivo

1. Que tem ou leva muita água (rio).

2. Abundante.

3. Caudal.

Plural: caudalosos |ó|.Plural: caudalosos |ó|.
pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Amplio as mãos para que sejam margens de um rio caudaloso onde me navego e me aprofundo..

Em Ortografia do olhar

estrutura para a prática das atividades às margens do caudaloso rio azul..

Em www.blogdocolares.com

lágrimas que, como o poeta dizia, se acrescentaram em imenso e caudaloso rio..

Em O INDEFECTÍVEL

...as plantações tombadas, As casas se-mostrando, à flor do lençol tétrico, E hercúleo e caudaloso , o rio, em rabanadas, Avança, vale a dentro, o corpo quilométrico..

Em catadordepapeis.blogspot.com

, Portugueses, sempre desenvolvemos uma vaidade expansiva frente ao orgulho caudaloso e sério do povo da Espanha..

Em #poesia
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Como devo passar para o discurso indirecto a frase: Eu chamo-me Paula. Discurso indirecto: Ela disse que se chamava Paula? ou Ela disse que se chama Paula?
Na transformação do discurso directo em discurso indirecto de Eu chamo-me Paula, além da passagem da primeira (eu) para a terceira pessoa gramatical (ela) e da introdução de um verbo declarativo (dizer), deverá haver também uma passagem do presente (chamo) para o imperfeito do indicativo (chamava), isto é, a frase Eu chamo-me Paula deverá ser transformada em Ela disse que se chamava Paula. Sobre este assunto, poderá consultar também a resposta discurso directo, discurso indirecto e discurso indirecto livre.



Gostaria de saber se há, em Português, algum termo que signifique as alterações tóxicas induzidas sobre o ADN celular. Sei que, em espanhol, usam o termo "genotóxico", mas não conheço este termo em Português, nem consegui saber se, de facto, existe.
Apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, a palavra genotóxico tem algumas ocorrências em motores de pesquisa da internet e em corpora de língua portuguesa, nomeadamente em sítios de institutos oficiais e relacionados com a indústria farmacêutica, o que parece indicar que o seu uso é corrente nesta área. Esta palavra encontra-se correctamente formada, a partir do elemento de formação geno- (derivado do grego génos, que significa “raça, origem, classe, nascimento”) e do adjectivo tóxico, pelo que a ausência de registo em obras lexicográficas não compromete de todo o seu uso.
pub

Palavra do dia

ra·bir·rui·vo ra·bir·rui·vo


(rabo + -i- + ruivo)
adjectivo
adjetivo

1. Que tem a cauda ruiva.

nome masculino

2. [Ornitologia]   [Ornitologia]  Designação dada a diversas aves da família dos muscicapídeos, do género Phoenicurus. = RABIRRUIVA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/caudaloso [consultado em 21-05-2022]