PT
BR
Pesquisar
Definições



carimbo

A forma carimbopode ser [primeira pessoa singular do presente do indicativo de carimbarcarimbar] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
carimbocarimbo
( ca·rim·bo

ca·rim·bo

)
Imagem

Peça de metal, madeira ou borracha, onde estão gravados em relevo um ou mais elementos gráficos ou escritos, usada para marcar ou autenticar com tinta papéis de uso oficial ou particular.


nome masculino

1. Peça de metal, madeira ou borracha, onde estão gravados em relevo um ou mais elementos gráficos ou escritos, usada para marcar ou autenticar com tinta papéis de uso oficial ou particular.Imagem = SELO

2. Marca de tinta deixada por essa peça (ex.: o passaporte tem o carimbo de entrada no país).Imagem

3. Sinal particular que distingue algo ou alguém (ex.: este é um fornecedor com um carimbo de qualidade). = CUNHO, DISTINTIVO, MARCA, SELO

etimologiaOrigem etimológica: quimbundo kirimbu ou karimbu, marca.
carimbarcarimbar
( ca·rim·bar

ca·rim·bar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Marcar com carimbo.

2. [Popular] [Popular] Reprovar.

carimbocarimbo

Auxiliares de tradução

Traduzir "carimbo" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



É correta a frase há alguns anos atrás? Ou se deve dizer apenas há alguns anos ou alguns anos atrás?
A expressão há alguns anos atrás e outras de estrutura semelhante (ex.: há dois minutos atrás, há três dias atrás), apesar de muito divulgada e de ser considerada aceitável por muitos falantes, é desaconselhada por conter em si uma redundância desnecessária: o verbo haver indica tempo decorrido (ex.: há dois anos que não a vejo; o filme acabou há uns minutos) e o advérbio atrás serve também para indicar tempo passado (ex.: semanas atrás tinha havido o mesmo problema, um minuto atrás disse o contrário). Por este motivo, será aconselhável substituir a expressão há alguns anos atrás por há alguns anos ou por alguns anos atrás.



Gostava de saber o emprego das maiúsculas na língua portuguesa.
O uso das maiúsculas está regulamentado para o português europeu nas bases XXXIX a XLVII do Acordo Ortográfico de 1945, a que poderá aceder seguindo a hiperligação.

O Acordo Ortográfico de 1990 altera, através da sua Base XIX, alguns usos decorrentes das disposições de 1945, nomeadamente a não obrigatoriedade de maiúsculas em meses e estações do ano.