Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

capara

1ª pess. sing. pret. m.-q.-perf. ind. de caparcapar
3ª pess. sing. pret. m.-q.-perf. ind. de caparcapar
Será que queria dizer capará?
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ca·par ca·par

- ConjugarConjugar

verbo transitivo

1. Retirar ou invalidar os órgãos essenciais à reprodução animal. = CASTRAR

2. [Agricultura]   [Agricultura]  Cortar os olhos ou rebentos a certas plantas para que engrossem.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "capara" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Querem ver fotos como deve ser?? Devem: 1. sair imediatamente do quiosque.... 2. .......... visitar o blog do João Farinha ...... 3. .....voltem cá....para contar como foi!

Em quiosquedajoana.blogs.sapo.pt

Baptista, Capara : Arquivo Oyneg Sahbes, Emanuel Ringelblum/Yad Vashem – Museu de História do Holocausto) --

Em transportesentimental.blogs.sapo.pt

Capara o gato com tal

Em Mem

191,3 Canonio Canonium 480,5 Canusio Canusium 116,3 Capara Capera 433,7 Capareas Capareae 194,3 Caperturi Caperturi/Caputuri 187,4 Capidava Capidava 224,3 Capitoliada Kapitolias 196,6;;

Em Imprompto

-te a ideia de vires para cá…para o Japão…em definitivo. – informou-a. A mulher recostou-se melhor no sofá e nunca quebrando o contacto visual com o guitarrista. - Acho que tanto sexo está fazendo mal para você, moreno. – disse - Chotto… - riu-se e foi recosta-se também no sofá, ficando mais próximo de

Em my_imaginary_world.blogs.sapo.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Fazer de propósito ou fazer com propósito?
As expressões de propósito e com propósito têm significados distintos. A primeira significa “de modo premeditado ou intencional” (ex.: ofendeu-o de propósito) e a segunda significa “com um objectivo específico” (ex.: foi com propósito que se lançou ao trabalho; ajudou-a com propósito de lucro).



Sou um estudante do ensino secundário e a minha intenção, ao enviar-vos este pedido de ajuda, prende-se com um trabalho de casa indicado pela professora: em que entrada do dicionário devo procurar o sentido de dramatizarias, dramaturga e fazer um drama?
Não sendo nossa intenção substituir-nos ao esforço e empenhamento que deve implicar um trabalho de casa, podemos dizer-lhe que os dicionários têm como entrada as palavras não flexionadas (isto é, o masculino singular, no caso de nomes e adjectivos, e o infinitivo, no caso de verbos). Nos exemplos referidos, deverá procurar o masculino singular de dramaturga (que é uma forma do feminino singular de um substantivo) e o infinitivo de dramatizarias (que é uma forma verbal no condicional ou futuro do pretérito).

No caso da locução fazer um drama, é variável o local onde pode estar a definição: alguns dicionários têm como critério a definição na primeira palavra (que neste caso seria fazer), outros preferem definir no primeiro substantivo (que neste caso seria drama). É de referir também que há muitos dicionários que (quase) não dão definições para locuções, pelo que por vezes é difícil encontrá-las (neste caso, nos dicionários portugueses consultados, esta locução foi encontrada apenas no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências/Verbo, e na edição portuguesa do Dicionário Houaiss, do Círculo de Leitores).

Em relação às siglas, o caso é semelhante ao anterior, isto é, depende dos critérios adoptados pelo dicionário. Alguns dicionários nem dão entrada às siglas, outros colocam-nas em anexos. No entanto, as siglas comportam-se frequentemente como substantivos, pelo que alguns dicionários as classificam como substantivos (é o caso, por exemplo, do referido Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea).

Em qualquer um dos casos, o utilizador de um dicionário deve, nas primeiras vezes que o consulta, e enquanto não se sentir familiarizado com ele, procurar as indicações dadas pelos autores/editores sobre a forma de consulta aconselhada (que varia consoante o tipo de dicionário e os respectivos critérios).

No caso do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, aconselha-se a leitura da secção "Como consultar".

pub

Palavra do dia

zi·mo·lo·gi·a zi·mo·lo·gi·a


(grego zúme, -es, levedura + -logia)
nome feminino

1. Parte da química que se dedica ao estudo da fermentação.

2. Tratado da fermentação.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/capara [consultado em 28-09-2022]