PT
BR
Pesquisar
Definições



canho

A forma canhopode ser [primeira pessoa singular do presente do indicativo de canharcanhar], [adjectivoadjetivo] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
canho1canho1
( ca·nho

ca·nho

)


adjectivoadjetivo

1. Que tem maior habilidade com a mão esquerda do que com a direita. = CANHOTO, ESQUERDINO


nome masculino

2. [Popular] [Popular] Lucro caviloso.


andar aos canhos

[Popular] [Popular] Procurar ou aproveitar restos.

num canho

[Portugal: Porto, Informal] [Portugal: Porto, Informal] Desfeito ou em mau estado (ex.: tinha a perna num canho; as couves ficaram num canho).

etimologiaOrigem etimológica: origem duvidosa.
canho2canho2
( ca·nho

ca·nho

)


nome masculino

1. [Moçambique] [Moçambique] Fruto do canhoeiro.

2. [Moçambique] [Moçambique] Bebida alcoólica tradicional feita a partir do sumo fermentado desse fruto.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: OCANHO

etimologiaOrigem etimológica: ronga nkanye.
canharcanhar
canhar
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo

icone(A definição desta palavra estará disponível brevemente. Envie comentários ou sugestões para dicionario@priberam.pt)
canhocanho

Anagramas



Dúvidas linguísticas



O correto é escrever " Viemos " ou "Vimos" através desta...?
O verbo vir é muito usado na correspondência formal ou institucional para introduzir o assunto, em expressões como "venho por este meio requerer..." ou "venho através desta solicitar...", ou "vimos por este meio requerer..." ou "vimos através desta solicitar...", com um remetente colectivo (por exemplo, um grupo de cidadãos) ou com o uso do plural majestático ou de modéstia. Habitualmente, como se trata de correspondência no presente, é utilizado o presente do indicativo (ex.: vimos) e não o pretérito perfeito (ex.: viemos), a não ser que esteja a ser relatado um facto passado (ex.: no mês passado, viemos solicitar...).



Quando se estuda a nomenclatura das substâncias químicas orgânicas, usam-se os prefixos et-, met-, prop- e but- para definir ou restringir certas características de tais substâncias. De onde vieram esses prefixos? Seriam latinos? Quais seriam os significados originais ou literais deles?
Os elementos de composição prefixais que refere resultam de reduções de palavras, normalmente de origem grega, mas frequentemente com influência latina.

But- é redução de butírico, que por sua vez deriva do grego boúturon, "manteiga", através do latim butyrum, como outras palavras que contêm o elemento butir-. Et- é redução de éter, que tem origem no grego aithêr "céu", pelo latim aether. Met- é redução de metilo, que tem origem no grego méthu, “vinho” e em húle,”madeira”. Em relação a prop-, trata-se de uma redução de propiónico, derivado do grego pró, "diante de", "antes" e de píon "gordo".