PT
BR
Pesquisar
Definições



cancros

A forma cancrosé [masculino plural de cancrocancro].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
cancrocancro
( can·cro

can·cro

)


nome masculino

1. [Medicina] [Medicina] Tumor maligno formado pela multiplicação desordenada de células de um tecido ou de um órgão. = CÂNCER, CARCINOMA

2. [Medicina] [Medicina] Úlcera ou lesão venérea.

3. [Figurado] [Figurado] Mal encoberto que vai arruinando lentamente.

4. [Figurado] [Figurado] Agente de destruição lenta e silenciosa.

5. [Botânica] [Botânica] Doença de certas plantas, normalmente hortaliças e citrinos, causada por bactérias.

6. [Carpintaria] [Carpintaria] Ferro que segura ou fixa a peça que se trabalha (no banco de carpinteiro).

7. Grande prego de ferro para dependurar espelhos, etc.


cancro duro

[Medicina] [Medicina]  Lesão inicial da sífilis, geralmente genital.

cancro mole

[Medicina] [Medicina]  Doença sexualmente transmissível causada pela bactéria Hemophilus ducreyi.

etimologiaOrigem etimológica:latim cancer, -cri, caranguejo, lagostim.

cancroscancros

Auxiliares de tradução

Traduzir "cancros" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber qual é a maior palavra da língua portuguesa.
As línguas vivas são capazes de produzir, sem limitações, palavras novas. Não é muito normal haver palavras excessivamente longas, mas elas também acontecem, principalmente com neologismos. Quando pertinente, essas palavras são registadas por dicionários e outras obras de referência que as atestam. Aparentemente (isto é falível), a maior palavra registada num dicionário de português é pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, no Dicionário Houaiss. Este adjectivo é relativo a uma doença pulmonar chamada pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose. A produtividade da língua é demonstrada no facto de este adjectivo, como outros, poder potencialmente formar um advérbio de modo em -mente, cuja forma seria ainda maior do que aquela registada naquele dicionário: pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconioticamente.



Sou de Recife e recentemente tive uma dúvida muito forte ao pensar sobre uma palavra: xexeiro, checheiro ou seixeiro (não sei na verdade como se escreve e se tem, realmente, uma forma correta). Essa palavra é usada para dizer quando uma pessoa é "caloteiro", mau pagador. Em Recife é comum ouvir isso das pessoas: fulano é um "xexeiro". Gostaria de saber de onde surgiu esse termo. Fiquei pensando o seguinte: seixo é uma pedra dura e lisa e quando uma pessoa está com pouco dinheiro dizem que ela está "lisa" ou "dura". Então na verdade o certo seria seixeiro. Essa é a minha dúvida.
A forma correcta é seixeiro, que, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, deriva mesmo de seixo, “calote”, acepção que o referido dicionário também regista como regionalismo nordestino.