PT
BR
Pesquisar
Definições



camaleãomineral

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
camaleãocamaleão
( ca·ma·le·ão

ca·ma·le·ão

)
Imagem

ZoologiaZoologia

Réptil sáurio, de olhos grandes e salientes e língua protráctil e pegajosa com que caça os insectos de que se alimenta. (A sua pele pode mudar de cor.)


nome masculino

1. [Zoologia] [Zoologia] Réptil sáurio, de olhos grandes e salientes e língua protráctil e pegajosa com que caça os insectos de que se alimenta. (A sua pele pode mudar de cor.)Imagem

2. [Informal] [Informal] Pessoa que muda facilmente de opinião ou de conduta.

3. [Brasil] [Brasil] Cova de atoleiro.

camaleões


nome masculino plural

4. Elevações sucessivas de terreno entre sulcos produzidos nas estradas pelo pisar dos animais.

5. [Figurado] [Figurado] Homem versátil.


camaleão mineral

[Química] [Química]  Permanganato de potássio.

etimologiaOrigem etimológica:latim chamaeleon, -onis .

camaleãomineralcamaleãomineral

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Sou de Recife e recentemente tive uma dúvida muito forte ao pensar sobre uma palavra: xexeiro, checheiro ou seixeiro (não sei na verdade como se escreve e se tem, realmente, uma forma correta). Essa palavra é usada para dizer quando uma pessoa é "caloteiro", mau pagador. Em Recife é comum ouvir isso das pessoas: fulano é um "xexeiro". Gostaria de saber de onde surgiu esse termo. Fiquei pensando o seguinte: seixo é uma pedra dura e lisa e quando uma pessoa está com pouco dinheiro dizem que ela está "lisa" ou "dura". Então na verdade o certo seria seixeiro. Essa é a minha dúvida.
A forma correcta é seixeiro, que, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, deriva mesmo de seixo, “calote”, acepção que o referido dicionário também regista como regionalismo nordestino.



Gostaria de saber se é correto pronunciar o -x- da palavra sexta-feira, ou será se[s]ta-feira?
A palavra sexta-feira tem pronúncias diferentes no português europeu e no português do Brasil. Assim, no português europeu, o -x- de sexta é geralmente pronunciado como o -ch- de chá); no português do Brasil, a pronúncia mais usual desse -x- é como o s- de saco.