PT
BR
Pesquisar
Definições



camadas

A forma camadasé [feminino plural de camadacamada].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
camadacamada
( ca·ma·da

ca·ma·da

)


nome feminino

1. Porção de coisas da mesma espécie estendidas à mesma altura sobre uma superfície.

2. Quantidade considerável.

3. Emboco, demão.

4. Cada uma das partes diferentes que, na atmosfera, nos vegetais e no globo terrestre, indicam respectivamente certa densidade e antiguidade de formação ou constituição.

5. Classe social.

6. [Popular] [Popular] Praga, flagelo (de certas doenças).

7. [Brasil] [Brasil] Extensão vasta e lisa de um terreno.


camada de ozono

[Geologia] [Geologia]  Região da atmosfera que concentra a maior parte do ozono atmosférico e que constitui uma barreira à passagem dos raios ultravioletas. = OZONOSFERA

camada humífera

[Ecologia] [Ecologia]  Camada mais superficial do solo, acima do húmus, composta especialmente de matéria vegetal em decomposição. = FOLHADA, MANTA MORTA

Auxiliares de tradução

Traduzir "camadas" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta de dizer em português: biossensor ou biosensor?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser biossensor, por analogia com outras palavras formadas a partir do prefixo de origem grega bio-, que exprime a noção de “vida”: biossatélite, biossintético, biossistema, etc. Este comportamento é também análogo ao de alguns prefixos terminados em o, como sejam retro-, socio- e tecno-, que obrigam à duplicação do r e do s quando o elemento ao qual se apõem se inicia por uma dessas consoantes.



Gostaria de saber qual a forma correcta: a oposição só se volta a manifestar ou a oposição só volta a manifestar-se. Já agora podiam explicar-me em que circunstâncias se coloca o se antes e depois do verbo?
No fragmento de frase em questão, nenhuma das opções pode ser considerada incorrecta. Em "a oposição só se volta a manifestar" pode considerar-se que o clítico se é atraído pelo advérbio e fica antes do verbo semiauxiliar voltar. Em "a oposição só volta a manifestar-se" pode considerar-se que, por estar distante do advérbio, o clítico ficou na sua posição normal depois do verbo principal manifestar.