PT
BR
Pesquisar
Definições



cadernetas

A forma cadernetasé [feminino plural de cadernetacaderneta].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
cadernetacaderneta
|ê| |ê|
( ca·der·ne·ta

ca·der·ne·ta

)


nome feminino

1. Livrinho de apontamentos.

2. Livrinho em que se vão inscrevendo verbas.

3. Livrete de montepio, de caixa económica, etc.

4. Determinado número de páginas que se distribui por assinatura.


caderneta predial

Documento de identificação de um imóvel, onde estão descritas as suas características, como localização, área, proprietário ou valor tributável, por exemplo.

etimologiaOrigem etimológica:caderno + -eta.

cadernetascadernetas

Auxiliares de tradução

Traduzir "cadernetas" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



O particípio passado de imprimir é imprimido?! Que aconteceu ao impresso?!
De facto, impresso também é particípio passado de imprimir, pois este é um verbo que admite mais de um particípio passado, empregando-se geralmente esta forma com os auxiliares ser ou estar e a forma imprimido com os auxiliares ter ou haver.

Cunha e Cintra, na Nova Gramática do Português Contemporâneo [Lisboa: Ed. João Sá da Costa, 1998, p. 442], sugerem que o verbo imprimir só tem duplo particípio quando significa ‘estampar, gravar’, com o exemplo Este livro foi impresso em Portugal, e não quando significa ‘imprimir movimento’, com o exemplo Foi imprimida enorme velocidade ao carro).




Gostaria de saber se abasurdido ou abazurdido existem na língua portuguesa. Já as vi escritas e já as ouvi, mas em vários dicionários nada encontro. Verifico que estão sempre num contexto em que significam atónito, espantado, etc.
O adjectivo abasurdido não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, apesar de ter bastantes ocorrências em corpora e motores de pesquisa da Internet, com o significado de “espantado, surpreendido” (ex.: ela ficou abasurdida com a notícia; o comentário deixou-o abasurdido). É provável que a sua origem esteja no francês abasourdi, que significa “atordoado por um grande barulho” e “atordoado por algo surpreendente”. A grafia com s é preferencial, pelo facto de se manter fiel à grafia do étimo francês.