Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

cabal

cabalcabal | adj. 2 g.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ca·bal ca·bal


adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. A que não falta nada.

2. Que é ou está como deve ser.

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

Aliás, a prova cabal de que o PSD tem dificuldade em perceber tudo o que se passou em...

Em www.ultraperiferias.pt

...da equipa B, mas talvez não esteja ainda no ponto para assumir de forma cabal a equipa A..

Em O INDEFECTÍVEL

...na área da música tradicional (ou de matriz tradicional), que não é objecto de cabal e conveniente divulgação na Antena 1..

Em A Nossa R

A qualidade das tunas que por ele passaram é prova cabal de tal noção..

Em As minhas Aventuras na Tunolândia

das maiores esperanças da formação do Seixal e deram uma resposta cabal ainda esta semana ao serem das maiores figuras na conquista da UEFA Youth League..

Em Fora-de-jogo
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Como se pronuncia a letra E quando falamos a, e, i, o, u? a, é ou e, i... E no alfabeto? A, b, c, d, e ou é... Quando vamos nos referir a letra e ou é numa palavra, como devemos pronunciar? Por exemplo, indaguei a um colega quantas letras E deveria colocar na palavra meeting. Ele me respondeu que não era letra e, mas sim letra é que deveria empregar. Qual seria a resposta correta?
O nome da letra E deverá ser lido [È] (este é o símbolo do alfabeto fonético equivalente ao E das palavras pé ou fera). Quanto à pronúncia da letra E, ela pode corresponder a vários sons, consoante o contexto e, por vezes, consoante as características lexicais de cada palavra. Assim, esta letra pode corresponder à vogal [È] como em pé, fera ou papel; à vogal [e] como em dedo, seu ou vê; à vogal [i] como em e (conjunção) ou eléctrico; à vogal [i] como em estudante; à vogal [á] como em coelho, igreja, senha ou eira; à semivogal [j] como em área ou es.

Da mesma forma, o nome da letra R é erre, mas não se pronuncia erre numa palavra (pronuncia-se [r] entre vogais, depois de uma consoante da mesma sílaba ou em final de palavra, como em caro, cobra ou falar; pronuncia-se [R] em início de palavra, em início de sílaba ou quando está duplicado como em rua, palrar, tenro ou carro).




Sou Policial Militar, e aqui no Espírito Santo somos denominados Militares Estaduais. Gostaria de saber como é a abreviação de Militares Estaduais.
Os dicionários de língua portuguesa por nós consultados não registam nenhuma abreviatura consagrada para militar estadual, nem sequer para militar.
No entanto, se, num texto relativamente longo, usar muitas vezes a expressão militar estadual, pode optar por indicá-la através da junção da primeira letra de cada palavra em maiúsculas, utilizando uma fórmula como a que é apresentada entre parêntesis:
O militar estadual (de agora em diante ME, abreviadamente) pode ser convocado. Após a sua convocação, o ME deve apresentar-se ao seu superior.
Desta forma, sempre que no seu texto surgir ME, o leitor saberá que designa militar estadual. Note-se que não se trata de uma abreviatura consagrada (ao contrário do que sucede, por exemplo, com Sr. = senhor); trata-se apenas de um expediente para evitar repetições fastidiosas.

pub

Palavra do dia

pi·ca·tar·tes pi·ca·tar·tes


(latim pica, -ae, pega + latim científico Cathartes, género de abutre, do grego kathartês, -ou, limpador, purificador)
nome masculino de dois números

[Ornitologia]   [Ornitologia]  Designação dada a duas espécies de aves passeriformes da família dos picatartídeos, do género Picathartes.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/cabal [consultado em 26-05-2022]