PT
BR
Pesquisar
Definições



cabaças

A forma cabaçaspode ser [feminino plural de cabaçacabaça] ou [masculino plural de cabaçacabaça].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
cabaçacabaça
( ca·ba·ça

ca·ba·ça

)
Imagem

Vasilha feita com o fruto da cabaceira.


nome feminino

1. [Botânica] [Botânica] Fruto da cabaceira.

2. [Botânica] [Botânica] Cabaceira.

3. Vasilha feita com o fruto da cabaceira.Imagem

4. Vaso ou enfeite em forma de cabaça.

5. Variedade de pêra.

6. [Brasil] [Brasil] Instrumento musical feito a partir de uma cabaça, com contas colocadas colocadas no seu interior ou dispostas em fios no seu exterior. = AFOXÉ


nome masculino

7. [Angola, Brasil] [Angola, Brasil] Aquele dos gémeos que não nasce em primeiro lugar, por oposição a caculo.


dar cabaças

[Gíria] [Gíria] Rejeitar, uma cigana, o noivo que lhe está prometido.

etimologiaOrigem etimológica:origem obscura.

Colectivo:Coletivo:Coletivo:cabaçal.
cabaçascabaças

Auxiliares de tradução

Traduzir "cabaças" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Por que NATO e não OTAN?
Não há nenhum motivo linguístico para preferir a sigla NATO (nome oficial da organização e sigla de North Atlantic Treaty Organization) à sigla OTAN (de Organização do Tratado do Atlântico Norte). A designação OTAN não é geralmente utilizada nos meios de comunicação social, razão pela qual a forma NATO se deve ter tornado a mais vulgarizada. O facto de ser um acrónimo fácil de pronunciar também poderá ter ajudado a que NATO seja a forma mais divulgada.

Por essa mesma razão, o acrónimo ONU (Organização das Nações Unidas) foi preferido em relação ao acrónimo inglês UN (sigla oficial da organização United Nations), uma vez que esta sigla não permite a sua pronúncia como uma palavra de formação regular no português.




Qual a divisão silábica de obstáculo?
A divisão silábica para translineação da palavra obstáculo deverá ser obs.tá.cu.lo.

A divisão silábica para translineação está regulada para o português europeu pela base XLVIII do Acordo Ortográfico de 1945 ou pela base XXI do Acordo Ortográfico de 1990.

Segundo o texto legal, nas sequências com mais de duas consoantes, se houver um grupo indivisível (isto é, as sequências bl, cl, dl, gl, pl, tl; br, cr, dr, gr, pr, tr; ch, fl, vl; fr, vr; nh, lh), a divisão faz-se com esse grupo em início de sílaba, ficando a(s) consoante(s) restante(s) ligada(s) à sílaba anterior (ex.: a.col.cho.ar, angs.tröm, cam.brai.a, cir.cuns.cri.ção, cons.tran.ge.dor, des.bra.var, des.fral.dar, des.plu.mar, des.pri.mor, ec.tlip.se, em.ble.ma, es.gri.mir, hi.po.con.dri.a, in.clu.ir, in.gle.sar, ins.cre.ver, in.tri.gar, trans.gre.dir). Nestas mesmas sequências com mais de duas consoantes, se não houver grupos indivisíveis, a divisão faz-se sempre antes da última consoante (ex.: abs.ten.ção, an.tárc.ti.co, disp.nei.a, felds.pa.to, in.ters.te.lar, lamb.da.cis.mo, sols.ti.ci.al, tungs.té.ni.o).