PT
BR
Pesquisar
Definições



cércea

A forma cérceapode ser [feminino singular de cérceocérceo] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
cérceacércea
( cér·ce·a

cér·ce·a

)


nome feminino

1. Aparelho para determinar a máxima altura e largura que a carga de um vagão pode ter. = GABARITO

2. [Arquitectura] [Arquitetura] [Arquitetura] Medida da dimensão vertical de um edifício desde a cota de soleira até ao ponto mais alto do edifício (ex.: a cércea máxima para esta zona está definida no plano de ordenamento do território). = GABARITO

3. Molde para o corte das pedras.

4. Curva recortada em madeira, cartão ou metal para auxiliar o desenho.

etimologiaOrigem etimológica: feminino de cérceo.
cérceocérceo
( cér·ce·o

cér·ce·o

)


adjectivoadjetivo

1. Sem ficar nada pegado (do que se cortou).

2. Cortado rente.


advérbio

3. Cerce.

cérceacércea

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Deve-se escrever colete em seda vermelha ou colete em seda vermelho?
As duas possibilidades estão correctas; na primeira o adjectivo vermelho qualifica e concorda com o substantivo feminino seda, enquanto na segunda qualifica e concorda com o substantivo masculino colete.



Quando se estuda a nomenclatura das substâncias químicas orgânicas, usam-se os prefixos et-, met-, prop- e but- para definir ou restringir certas características de tais substâncias. De onde vieram esses prefixos? Seriam latinos? Quais seriam os significados originais ou literais deles?
Os elementos de composição prefixais que refere resultam de reduções de palavras, normalmente de origem grega, mas frequentemente com influência latina.

But- é redução de butírico, que por sua vez deriva do grego boúturon, "manteiga", através do latim butyrum, como outras palavras que contêm o elemento butir-. Et- é redução de éter, que tem origem no grego aithêr "céu", pelo latim aether. Met- é redução de metilo, que tem origem no grego méthu, “vinho” e em húle,”madeira”. Em relação a prop-, trata-se de uma redução de propiónico, derivado do grego pró, "diante de", "antes" e de píon "gordo".