Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

bufonaria

bufonariabufonaria | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

bu·fo·na·ri·a bu·fo·na·ri·a


(bufão + -aria)
nome feminino

1. Acção ou dito de bufão ou de bobo.

2. Chocarrice, palhaçada.


SinónimoSinônimo Geral: BUFONADA, BUFONERIA

pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

Não estaria mal, se a abordagem não se transformasse na mais completa bufonaria ..

Em avenida da salúquia 34

No político iniciante, eu só conseguia enxergar bufonaria , despreparo, degradação..

Em *BLOG do ORLANDO TAMBOSI*

Em outra frente dessa bufonaria , os advogados de Lula empenharam-se mais uma vez em tentar tirar o juiz

Em *BLOG do ORLANDO TAMBOSI*

São os autores que descrevem a obra como uma "alucinante bufonaria em forma de BD"..

Em NOTAS BEDEFILAS

Tarantantan de Balbino o Esfutricador” traz-nos exactamente aquilo que mais gostamos: uma alucinante bufonaria em forma de BD e/ou um excelente recurso para forrar a gaiola dos pássaros..

Em As Leituras do Pedro
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Como devo passar para o discurso indirecto a frase: Eu chamo-me Paula. Discurso indirecto: Ela disse que se chamava Paula? ou Ela disse que se chama Paula?
Na transformação do discurso directo em discurso indirecto de Eu chamo-me Paula, além da passagem da primeira (eu) para a terceira pessoa gramatical (ela) e da introdução de um verbo declarativo (dizer), deverá haver também uma passagem do presente (chamo) para o imperfeito do indicativo (chamava), isto é, a frase Eu chamo-me Paula deverá ser transformada em Ela disse que se chamava Paula. Sobre este assunto, poderá consultar também a resposta discurso directo, discurso indirecto e discurso indirecto livre.



Gostaria de solicitar o esclarecimento de uma dúvida: qual o plural de desvio padrão?
De acordo com alguns dicionários, como o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, o substantivo padrão, se se ligar por hífen a outro substantivo (ex.: quilograma-padrão, unidade-padrão), funciona como um determinante específico e deverá ser invariável em número (ex.: quilogramas-padrão, unidades-padrão). Há, no entanto, outra regra que determina que, quando uma palavra hifenizada é composta por dois substantivos, o segundo elemento pode variar em número (ex.: quilogramas-padrões, unidades-padrões) ou manter-se invariável (cf. Nova Gramática do Português Contemporâneo, p.188-189), pelo que é muitas vezes difícil saber qual das duas regras aplicar, já que a definição de determinante específico não é explícita (na maior parte dos casos, o segundo elemento da locução, desde que seja um adjectivo ou um substantivo, funciona como um determinante do primeiro elemento).

Nenhuma destas regras especifica qual o procedimento a adoptar quando se trata de locuções e não de palavras compostas hifenizadas, como é o caso de desvio padrão. De qualquer modo, na ausência de uma regra específica para casos como este, parece ser viável quer a manutenção da invariabilidade do segundo elemento (desvios padrão) quer a flexão em número dos dois elementos (desvios padrões), seguindo-se deste modo o paradigma estabelecido para as palavras hifenizadas compostas por dois substantivos.

pub

Palavra do dia

ra·bir·rui·vo ra·bir·rui·vo


(rabo + -i- + ruivo)
adjectivo
adjetivo

1. Que tem a cauda ruiva.

nome masculino

2. [Ornitologia]   [Ornitologia]  Designação dada a diversas aves da família dos muscicapídeos, do género Phoenicurus. = RABIRRUIVA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/bufonaria [consultado em 21-05-2022]