PT
BR
Pesquisar
Definições



bruacas

A forma bruacasé [feminino plural de bruacabruaca].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
bruacabruaca
( bru·a·ca

bru·a·ca

)


nome feminino

1. [Brasil] [Brasil] Mala de couro cru, para levar em viagem a cavalo.

2. [Brasil, Informal, Depreciativo] [Brasil, Informal, Depreciativo] Mulher velha considerada feia.

3. [Brasil, Informal, Depreciativo] [Brasil, Informal, Depreciativo] Mulher que exerce a prostituição. = PROSTITUTA, RAMEIRA

4. [Brasil] [Brasil] [Culinária] [Culinária] Rodela larga, de grossura variável, feita de massa de farinha, açúcar, leite, margarina e ovos, cozinhada numa frigideira ou chapa quente; espécie de panqueca doce (ex.: bruaca nordestina).

etimologiaOrigem etimológica:talvez alteração de burjaca.

bruacasbruacas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se a palavra conscientizar existe. Temos tido algum debate sobre isso porque, apesar de muito usada, não consta aqui no dicionário.
O verbo conscientizar encontra-se registado no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Este verbo é formado através da adjunção do sufixo -izar (que é muito produtivo na formação de verbos) ao adjectivo consciente, para obter o significado "tornar consciente" ou "fazer perceber". Este verbo é sinónimo de consciencializar, que, por sua vez, se forma pela adjunção do mesmo sufixo -izar ao adjectivo consciencial (adjectivo pouco usado, que designa aquilo que é relativo à consciência). Pesquisas em corpora e motores de busca na internet parecem indicar que o verbo conscientizar é mais usado no Brasil e que o verbo consciencializar é mais usado em Portugal.



Ouvi a um treinador de futebol a palavra evoluência referindo-se à evolução da sua equipe. Não creio que exista o vocábulo.
A palavra evoluência não se encontra registada em nenhum dicionário ou vocabulário consultado, nem se encontra em corpora e motores de pesquisa na internet, pelo que será mais aconselhável, de facto, o uso da palavra evolução.

Esta palavra, apesar de não ter curso na língua, parece no entanto ser formada a partir do verbo evoluir com um sufixo (-ência), usado regularmente para formação de substantivos abstractos a partir de verbos, como em antecedência, anuência, dormência, intercorrência, regência ou sobrevivência, por exemplo.