Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

brinco-de-princesa

brinco-de-princesabrinco-de-princesa | n. m. | n. m. pl.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

brin·co·-de·-prin·ce·sa |ê|brin·co·-de·-prin·ce·sa |ê|


nome masculino

1. [Botânica]   [Botânica]  O mesmo que brincos-de-princesa.

2. [Botânica]   [Botânica]  Cada uma das flores dessa planta.Ver imagem


brincos-de-princesa
nome masculino plural

3. [Botânica]   [Botânica]  Planta da família das onagráceas cujas flores pendem em forma de campânulas.Ver imagem


SinónimoSinônimo Geral: FÚCSIA, LÁGRIMA

pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

Agência Estado Assessoria/Guarani O Guarani quebrou uma sequência de três tropeços consecutivos ao bater o Operário-PR por 3 a 0, na noite desta terça-feira, no estádio Brinco de Ouro da Princesa , em Campinas, pela 21ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. De quebra, encostou de vez no G-4 da

Em Caderno B

19 horas, no estádio Augusto Bauer, em Santa Catarina. Na quarta, o Guarani recebe o Botafogo, também às 19 horas, no Brinco de Ouro da Princesa , em Campinas. Os jogos são válidos pela 19.ª rodada, a última do primeiro turno. FICHA TÉCNICA GOIÁS 2 X 1 GUARANI GOIÁS - Tadeu; Apodi (Diego), Iago

Em Caderno B

volta a campo na terça-feira para enfrentar o Guarani, às 19 horas, no Brinco de Ouro da Princesa , em Campinas (SP). Já o Coritiba, na quinta, receberá o CRB, às 19 horas, no Couto Pereira, em Curitiba (PR).

Em Caderno B

abril 19h (MS) Guarani x Corinthians (11ª rodada) – Brinco de Ouro da Princesa

Em Caderno B

Chamusca, demitido do Fortaleza. Ele esteve no acesso bugrino na Série C de 2016. Antes dessa definição, porém, o clube não deve ir atrás de reforços. A estreia no Paulistão será no estádio Brinco de Ouro da Princesa , em Campinas (SP), contra o Ituano, no final deste mês.

Em Caderno B
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Como se pode classificar gramaticalmente a frase assentar como uma luva?
A expressão idiomática assentar como uma luva pode ser classificada como uma locução verbal, pois sintacticamente o seu comportamento é equivalente ao de um verbo.



Gostava que me informassem, se possível, sobre como se aplica o artigo na palavra personagem. Diz-se o personagem ou a personagem?
A palavra personagem entrou no português vinda do francês, e, regra geral, as palavras que no francês terminam em -age e que são masculinas (ex.: bagage, barrage, camouflage, dérapage, etc.), em português terminam em -agem e são femininas (ex.:bagagem, barragem, camuflagem, derrapagem, etc.). Acontece que o uso da palavra pelos falantes ou a influência do género masculino em francês levaram a que a palavra já esteja registada em obras lexicográficas de referência como palavra feminina ou masculina (por exemplo, no Vocabulário da Língua Portuguesa (1966) de Rebelo Gonçalves, no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (2001), da Academia das Ciências/Verbo, no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2002), do Círculo de Leitores, ou no Grande Dicionário Língua Portuguesa (2004), da Porto Editora).

O artigo definido deverá então concordar com o substantivo personagem em género e número, consoante a consideremos palavra feminina (O Jasão é a minha personagem favorita) ou masculina (A Medeia é o meu personagem favorito). O que é importante é, no mesmo texto ou documento, ser coerente com a opção tomada e mantê-la.

pub

Palavra do dia

neu·ro·ti·cis·mo neu·ro·ti·cis·mo


(neurótico + -ismo)
nome masculino

[Psicologia]   [Psicologia]  Tendência para comportamentos neuróticos (ex.: escala de neuroticismo).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/brinco-de-princesa [consultado em 18-10-2021]