PT
BR
Pesquisar
Definições



brinco-de-princesa

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
brinco-de-princesabrinco-de-princesa
|ê| |ê|
( brin·co·-de·-prin·ce·sa

brin·co·-de·-prin·ce·sa

)
Imagem

BotânicaBotânica

Cada uma das flores dessa planta.


nome masculino

1. [Botânica] [Botânica] O mesmo que brincos-de-princesa.

2. [Botânica] [Botânica] Cada uma das flores dessa planta.Imagem

brincos-de-princesa


nome masculino plural

3. [Botânica] [Botânica] Designação dada a diversas plantas da família das onagráceas, do género Fuchsia cujas flores pendem em forma de campânulas.Imagem

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: FÚCSIA, LÁGRIMA

etimologiaOrigem etimológica:brinco + de + princesa.

Palavras vizinhas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Tenho verificado a existência, ao longo do país , de repetição de topónimos; por exemplo: Trofa, Gondar, Bustelo. Qual é a etimologia dessas palavras?
Segundo o Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa (3.ª ed., Lisboa: Livros Horizonte, 3 vol., 2003), de José Pedro Machado, o topónimo Bustelo, muito frequente em Portugal e na Galiza, talvez seja diminutivo de busto ‘campo de pastagem’. Quanto a Gondar, o autor aventa a hipótese de provir de uma hipotética forma gótica (ou goda) Gunthi-harjis ‘exército para combate’. Por fim, o topónimo Trofa é de origem obscura.



Agradeço que me informem como devo pronunciar a palavra maximizar, isto é, se deve ser macsimizar ou massimizar.
A letra -x- da palavra maximizar poderá ser pronunciada [ks] ou [s] e é esta a opção dos dicionários de língua que registam a transcrição fonética (por exemplo, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências ou do Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora), pois se por um lado deriva do adjectivo e substantivo máximo, cujo -x- se lê habitualmente [s] no português europeu, por outro tem alguma influência do inglês (maximise ou maximize) ou do francês (maximiser).