PT
BR
Pesquisar
Definições



bondinhos

A forma bondinhosé [derivação masculino plural de bondebonde].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
bondebonde
( bon·de

bon·de

)
Imagem

BrasilBrasil

Viatura urbana de transporte de passageiros, geralmente com apenas uma composição, movida por electricidade e que circula sobre carris de ferro. (Equivalente no português de Portugal: eléctrico.)


nome masculino

1. [Antigo, Brasil] [Antigo, Brasil] [Economia] [Economia] Título da dívida externa, pagável ao portador.

2. [Brasil] [Brasil] Carro de tracção animal que se movia sobre trilhos.

3. [Brasil] [Brasil] Viatura urbana de transporte de passageiros, geralmente com apenas uma composição, movida por electricidade e que circula sobre carris de ferro. (Equivalente no português de Portugal: eléctrico.)Imagem = CARRO ELÉCTRICO, TRÂMUEI

4. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Negócio que dá prejuízo.

5. [Brasil] [Brasil] [Futebol] [Futebol] Mau jogador.

6. [Brasil, Informal, Depreciativo] [Brasil, Informal, Depreciativo] Pessoa que é considerada feia ou fisicamente pouco atraente.AVIÃO

etimologiaOrigem etimológica:inglês bond.


Dúvidas linguísticas



Quando nos referimos ao Município de Pombal ou à vila qual a forma correcta de dizer? "Estou no Pombal" ou "Estou em Pombal". Ambas as formas podem estar correctas?
De acordo com pesquisas em corpora e em motores de pesquisa na Internet, o topónimo Pombal é mais utilizado sem o artigo masculino (ex.: mora em Pombal; é originário de Pombal), apesar de haver algumas ocorrências com o artigo (ex.: vive no Pombal; regressou ontem do Pombal).



Será que me poderiam ajudar a perceber qual é o origem etimológica mais provável da palavra (apelido) Malafaia?
No Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa (3.ª ed., Lisboa: Livros Horizonte, 3 vol., 2003), de José Pedro Machado, regista-se a hipótese de o apelido Malafaia poder estar relacionado com o topónimo Malafaia (concelho de Arruda dos Vinhos, distrito de Lisboa); este último, por sua vez, é de origem obscura.