PT
BR
    Definições



    bobó

    Será que queria dizer bobo?

    A forma bobópode ser[adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino] ou [nome masculino].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    bobó1bobó1
    ( bo·bó

    bo·bó

    )


    nome masculino

    1. [Brasil] [Brasil] [Culinária] [Culinária] Iguaria com consistência de papa, feita de feijão e banana com óleo de palma.

    2. [Brasil] [Brasil] [Culinária] [Culinária] Iguaria feita com creme de inhame ou aipim, a que se juntam outros ingredientes (ex.: bobó de camarão).

    etimologiaOrigem: etimologia africana.

    Secção de palavras relacionadas

    Significado de bobóSignificado de bobó
    bobó2bobó2
    ( bo·bó

    bo·bó

    )


    adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

    1. [Brasil: Sul] [Brasil: Sul] Que ou quem revela falta de inteligência ou é muito ingénuo. = BOBO, PALERMA, TOLO

    2. [Brasil: Baía] [Brasil: Bahia] Princípio de gravidez.

    3. [Brasil] [Brasil] [Ictiologia] [Ictiologia] Designação dada a vários peixes teleósteos cujas fêmeas têm o ventre proeminente. = BARRIGUDINHO, GUARU

    4. [Brasil: Amazonas] [Brasil: Amazonas] Pulmão do gado posto à venda.

    5. [Portugal, Calão] [Portugal, Tabuísmo] Prática sexual que consiste em estimular o pénis com a boca ou com a língua. = FELAÇÃO

    etimologiaOrigem: etimologia obscura.

    Secção de palavras relacionadas

    Significado de bobóSignificado de bobó

    Anagramas



    Dúvidas linguísticas


    É correto dizer: "A Sra. Eliana foi indicada para assumir o cargo de conselheiro, para o Conselho Fiscal da Empresa V."? A dúvida está em saber se o substantivo "conselheiro" irá variar conforme o sexo da pessoa, ou este não flexiona por estar se referindo à palavra "cargo".


    Se me permitem, vou transcrever-vos duas frases que me surgiram e alterei, por senti-las erradas. Agradeço antecipadamente a vossa ajuda. Frase 1: A estabilidade e a sincronização facultam-nos o grau de previsibilidade que precisamos para funcionarmos como indivíduos em grupos sociais e especialmente na economia. Para além de ter corrigido o que precisamos - parece-me que deve ser de que precisamos, lá vem a grande questão. Transformei o funcionarmos em funcionar. De que precisamos para funcionar. Puro instinto, e espero que acertado. Há uma regra geral? Frase 2: E das velhinhas enregeladas, nas escadarias dos edifícios públicos, a tentar vender uma esferográfica ou uma pega de cozinha – os seus únicos pertences. Aqui foi o contrário. Achei que o correcto seria a tentarem vender.