PT
BR
Pesquisar
Definições



bobó

Será que queria dizer bobo?

A forma bobópode ser[adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
bobó1bobó1
( bo·bó

bo·bó

)


nome masculino

1. [Brasil] [Brasil] [Culinária] [Culinária] Iguaria com consistência de papa, feita de feijão e banana com óleo de palma.

2. [Brasil] [Brasil] [Culinária] [Culinária] Iguaria feita com creme de inhame ou aipim, a que se juntam outros ingredientes (ex.: bobó de camarão).

etimologiaOrigem etimológica:origem africana.
bobó2bobó2
( bo·bó

bo·bó

)


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

1. [Brasil: Sul] [Brasil: Sul] Que ou quem revela falta de inteligência ou é muito ingénuo. = BOBO, PALERMA, TOLO

2. [Brasil: Baía] [Brasil: Bahia] Princípio de gravidez.

3. [Brasil] [Brasil] [Ictiologia] [Ictiologia] Designação dada a vários peixes teleósteos cujas fêmeas têm o ventre proeminente. = BARRIGUDINHO, GUARU

4. [Brasil: Amazonas] [Brasil: Amazonas] Pulmão do gado posto à venda.

5. [Portugal, Calão] [Portugal, Tabuísmo] Prática sexual que consiste em estimular o pénis com a boca ou com a língua. = FELAÇÃO

etimologiaOrigem etimológica:origem obscura.

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Peço desculpa pelo incómodo, mas já pesquisei em centenas de sítios e não descobri o que pretendo. Vocês sabem qual a palavra para quinhentos equivalente a centésimo para cem?
O numeral correspondente a uma posição 500 (numeral ordinal) ou a uma das 500 partes de um todo (numeral fraccionário) é quingentésimo, como poderá verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.



É incorreto pluralizar a palavra aleluia?
A palavra aleluia pode ser utilizada como substantivo feminino ou como interjeição. Como substantivo admite o plural aleluias (ex.: Ouviam-se as aleluias fora da igreja. A criança apanhou um molho de aleluias.), mas como interjeição é invariável em número (ex.: Já chegámos! Aleluia!).