Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

blá-blá

blá-bláblá-blá | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

blá·-blá blá·-blá


(origem onomatopaica)
nome masculino

1. O mesmo que blá-blá-blá.

2. [São Tomé e Príncipe]   [São Tomé]   [Culinária]   [Culinária]  Prato confeccionado com peixe, legumes e óleo de palma.

Plural: blá-blás.Plural: blá-blás.
pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

ESTAMOS EM SINTONIA COM QUEM AMAMOS BLA BLA BLA ? TENTAREI EXPLICAR .... DESCULPEM MAS, MAIS UMA VEZ, TENHO QUE PROTAGONIZAR ...

Em Reencontros

TOMADAS NOS LEVARÀO A UMA CATÁSTROFE CUJA DIMENSÂO É IMPOSSÌVEL DE CALCULAR . SAIU DE CASA . VIVE SOZINHA CAMINHANDO POR ESSE MUNDO FORA BLA / BLA / BLA REFERE ELA EM RELAÇÃO AOS DISCURSOS DOS GRANDES ( DOS QUE REALMENTE MANDAM) NO PLANETA TERRA . ESTA É A SUA FAMÍLIA PAIS E IRMÃ UMA FAMÍLIA FELIZ ? ESSA

Em Reencontros

. 2801.UNIÃO EUROPEIA Marcha contra o " blá , blá , blá " Milhares de jovens desfilaram à porta da Cimeira do Clima, em Glasgow, contra a inércia do poder político FONTE: euronews .

Em a peida é um regalo ... do nariz a gente trata

ação contra o aquecimento global. Perante os milhares de manifestantes a jovem sueca considerou a cimeira da ONU como uma celebração do "business as usual” e do “ bla bla bla ”, palavras com que tem classificado as ações dos políticos em matéria de clima. “Eles não podem ignorar o consenso científico e

Em Tupiniquim

Biden, disse que não nos podíamos ficar pelo blá , blá , na cimeira de

Em insignificante
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


A minha dúvida é como se escreve correctamente esquece e comece, o c é com cedilha ou sem cedilha?
Como pode verificar no capítulo Sinais ortográficos da Gramática do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a cedilha apenas se coloca sob o c antes das vogais a, o ou u e nunca antes de e ou i. De acordo com esta regra, as formas correctas são esquece e comece.



...para um dia ser de vossa utilidade. Gostaria de saber se na frase acima o emprego do pronome vossa é errado.
Se não analisarmos o contexto, não há nenhuma incorrecção no fragmento frásico que nos apresenta, pois o pronome pessoal vossa pode dizer respeito à segunda pessoa do plural (vós), inferindo-se que essa é a forma de tratamento utilizada (ex.: Aprendei [vós] esta lição, para um dia ser de vossa utilidade).

Deduzimos, no entanto, que a dúvida diz respeito à utilização do pronome de segunda pessoa vosso no contexto de um tratamento por vocês, que corresponde a uma terceira pessoa gramatical.

Esta utilização é muito comum e está a ser cada vez mais aceite, apesar de ser desaconselhada por alguns gramáticos, que aconselhariam o uso do pronome seu, sua no mesmo contexto (ex.: Aprendam [vocês] esta lição, para um dia ser de sua utilidade).

O Dicionário da Língua Portuguesa da Academia das Ciências de Lisboa, por exemplo, apesar de registar no verbete vosso que este pronome é usado no tratamento por vós e no tratamento por vocês observa que "no uso mais purista da língua, aconselha-se seu, sua em vez de vosso, vossa para o tratamento por vocês".

pub

Palavra do dia

al·pe·chim al·pe·chim


(espanhol alpechín)
nome masculino

1. Sumo negro e amargo das azeitonas.

2. Resíduo do fabrico do azeite. = ÁGUA-RUÇA


SinónimoSinônimo Geral: ALPERCHIM

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/bl%C3%A1-bl%C3%A1 [consultado em 28-11-2021]