PT
BR
Pesquisar
Definições



bivaque

A forma bivaquepode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de bivacarbivacar], [terceira pessoa singular do imperativo de bivacarbivacar], [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de bivacarbivacar] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
bivaquebivaque
( bi·va·que

bi·va·que

)


nome masculino

1. [Militar] [Militar] Estacionamento provisório de uma unidade militar ao ar livre (ex.: passaram a primeira noite de bivaque no sopé da montanha).

2. [Militar] [Militar] Tropa assim estacionada.

3. Acampamento provisório e ao ar livre (ex.: levantaram o bivaque logo pela manhã).

4. [Vestuário] [Vestuário] Chapéu de tecido, comprido e dobrável, que termina em bico à frente e atrás (ex.: colocou o bivaque e o uniforme na mala).

etimologiaOrigem etimológica: francês bivouac.
bivacarbivacar
( bi·va·car

bi·va·car

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo intransitivo

1. [Militar] [Militar] Estacionar provisoriamente ao ar livre (ex.: as tropas bivacaram duas noites).

2. Acampar provisoriamente ao ar livre.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: ABIVACAR

etimologiaOrigem etimológica: bivaque + -ar.
bivaquebivaque

Auxiliares de tradução

Traduzir "bivaque" para: Espanhol Francês Inglês

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Ouve-se em certos telejornais expressões como a cujo ou em cujo; contudo gostaria de saber se gramaticalmente a palavra cujo pode ser antecedida de preposição.
O uso do pronome relativo cujo, equivalente à expressão do qual, pode ser antecedido de preposição em contextos que o justifiquem, nomeadamente quando a regência de alguma palavra ou locução a tal obrigue. Nas frases abaixo podemos verificar que o pronome está correctamente empregue antecedido de várias preposições (e não apenas a ou em) seleccionadas por determinadas palavras (nos exemplos de 1 e 2) ou na construção de adjuntos adverbiais (nos exemplos de 3 e 4):

1) O aluno faltou a alguns exames. O aluno reprovou nas disciplinas a cujo exame faltou. (=O aluno reprovou nas disciplinas ao exame das quais faltou);
2) Não haverá recurso da decisão. Os casos serão julgados pelo tribunal, de cuja decisão não haverá recurso. (=Os casos serão julgados pelo tribunal, dadecisão do qual não haverá recurso);
4) Houve danos em algumas casas. Os moradores em cujas casas houve danos foram indemnizados. (=Os moradores nas casas dos quais houve danos foram indemnizados);
5) Exige-se grande responsabilidade para o exercício desta profissão. Esta é uma profissão para cujo exercício se exige grande responsabilidade. (=Esta é uma profissão para o exercício da qual se exige grande responsabilidade).




O correto é um par de meia ou um par de meias ?
Entre outras acepções, o substantivo masculino par designa uma “peça de vestuário ou utensílio composto de duas partes iguais”, como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Assim sendo, este substantivo funciona como uma espécie de colectivo e, tal como não é correcto dizer *um conjunto de pessoa (o asterisco indica agramaticalidade), também não é correcto dizer *um par de meia, mas sim um par de meias, um par de calças, um par de sapatos, etc. Sobre a hesitação relativamente ao uso do plural, consulte, por favor, a resposta óculos.