PT
BR
Pesquisar
Definições



bioco

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
biocobioco
|i-ô| |i-ô|
( bi·o·co

bi·o·co

)


nome masculino

1. [Vestuário] [Vestuário] Mantilha ou envoltório usado para tapar o rosto e a cabeça, por pudor ou modéstia.

2. [Regionalismo] [Regionalismo] [Vestuário] [Vestuário] Traje tradicional, composto por capote amplo e comprido, geralmente em tecido pesado e preto, que cobria o corpo da cabeça aos pés, típico da região do Algarve.

3. [Figurado] [Figurado] Ademanes de modéstia afectada ou exagerada.

4. [Figurado] [Figurado] Gesto de ameaça (ex.: o amigo não era de biocos).

vistoPlural: biocos |ô|.
etimologiaOrigem etimológica:latim velum, -i, véu + -oco.
iconPlural: biocos |ô|.

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Quando um pessoa está sem dentes dizemos que está banguela. Se fosse masculino como devemos dizer? Ele é banguelo ou ele está banguela?
A palavra banguela, tal como poderá constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, pode ser utilizada como adjectivo de dois géneros ou como substantivo de dois géneros, o que significa que apenas varia em número (ex.: ele é banguela, ela é banguela, eles são banguelas, elas são banguelas). Existe ainda o sinónimo banguelo, registado, por exemplo, no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, variável quer em género quer em número (ex.: ele é banguelo, ela é banguela, eles são banguelos, elas são banguelas).



Sobre a conjugação do verbo ‘trazer’, no futuro do indicativo, tenho a seguinte dúvida:
(1) Trar-se-ão a Portugal.
ou
(2) Trazer-se-ão a Portugal.
Será que a primeira hipótese está correcta? Não consigo encontrar qualquer tipo de referência, no entanto surge-me intuitivamente.
O verbo trazer é irregular, nomeadamente, para o caso que nos interessa, nas formas do futuro do indicativo: trará, trarás, traremos, trareis, trarão (se se tratasse de um verbo regular, as formas seriam *trazerei, ..., *trazerão [o asterisco indica forma incorrecta]).

Quando é necessário utilizar um pronome pessoal átono (ex.: me, o, se) nas formas do futuro do indicativo (ex.: telefonará) ou do condicional (ex.: encontraria), este pronome é inserido entre o radical e a desinência do verbo (ex.: telefonará + me = telefonar-me-á; encontraria + o = encontrá-lo-ia).

Como se trata da flexão irregular trarão, a forma correcta com o pronome deverá ser trar-se-ão e não *trazer-se-ão, que é uma forma incorrecta.