PT
BR
Pesquisar
Definições



bilharda

A forma bilhardapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de bilhardarbilhardar], [terceira pessoa singular do presente do indicativo de bilhardarbilhardar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
bilhardabilharda
( bi·lhar·da

bi·lhar·da

)


nome feminino

1. [Jogos] [Jogos] Antigo jogo que consiste em fazer saltar com um pau comprido outro mais pequeno aguçado nas duas extremidades, procurando-se que este não caia dentro de um círculo que se traçou no chão. = BILHA

2. [Jogos] [Jogos] O pau mais pequeno que entra nesse jogo.

etimologiaOrigem etimológica: francês billard, taco para bilhar.
bilhardarbilhardar
( bi·lhar·dar

bi·lhar·dar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo intransitivo

1. [Jogos] [Jogos] Jogar a bilharda.

2. [Jogos] [Jogos] Tocar duas vezes a bola com o taco ou em duas bolas ao mesmo tempo quando estão juntas, no jogo do bilhar.

3. [Informal] [Informal] Levar vida de ociosidade. = MANDRIAR, VADIAR

4. [Regionalismo] [Regionalismo] Falar da vida alheia, promovendo intrigas e boatos. = BISBILHOTAR, COSCUVILHAR, MEXERICAR

etimologiaOrigem etimológica: bilhar + -ar.
bilhardabilharda


Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida sobre a existência ou não da palavra desposicionado, ou seja, utilizo a expressão para dizer o contrário de posicionado. Por exemplo: Um jogador está bem posicionado no campo, ou está desposicionado (quando não está bem posicionado).
O verbo desposicionar (assim como o adjectivo participial desposicionado) não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, mas as pesquisas em corpora e na Internet evidenciam que se trata de palavra bastante usada actualmente em contextos desportivos, com o significado "sair da posição previamente definida" ou "deslocar-se da posição regulamentar".

Esta palavra tem uma formação regular através da aposição do prefixo des- (muito produtivo em português) ao verbo posicionar, pelo que, apesar de não se encontrar ainda atestada em obras lexicográficas, o seu uso é inteiramente lícito.




Seguindo o raciocínio das construções andar-andante, crer-crente, ouvir-ouvinte, propor-proponente, desejo saber se a palavra exercente (de exercer) está correta. Não a encontrei no dicionário.
Apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, a palavra exercente encontra-se bem formada a partir da adjunção do sufixo -ente, que expressa as noções de “estado”, “qualidade” ou “relação”, ao verbo exercer. Se realizar uma pesquisa num motor de busca da Internet, poderá verificar que esta palavra é muito utilizada em áreas como o Direito, quer como adjectivo (ex.: empresa exercente de uma actividade) quer como substantivo (ex.: o exercente do mandato), com o significado “que ou aquele que exerce (algo)”.