PT
BR
Pesquisar
Definições



bico-de-cunha-harmónico

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
bico-de-cunha-harmónicobico-de-cunha-harmônico
( bi·co·-de·-cu·nha·-har·mó·ni·co

bi·co·-de·-cu·nha·-har·mô·ni·co

)


nome masculino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Psophodes occidentalis) da família dos psofodídeos. = BICO-DE-CUNHA-OCIDENTAL

vistoPlural: bicos-de-cunha-harmônicos.
etimologiaOrigem etimológica:bico + de + cunha + harmónico.
iconPlural: bicos-de-cunha-harmónicos.
grafiaGrafia no Brasil:bico-de-cunha-harmônico.
grafiaGrafia no Brasil:bico-de-cunha-harmônico.
grafiaGrafia em Portugal:bico-de-cunha-harmónico.
grafiaGrafia em Portugal:bico-de-cunha-harmónico.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Quando nos referimos ao Município de Pombal ou à vila qual a forma correcta de dizer? "Estou no Pombal" ou "Estou em Pombal". Ambas as formas podem estar correctas?
De acordo com pesquisas em corpora e em motores de pesquisa na Internet, o topónimo Pombal é mais utilizado sem o artigo masculino (ex.: mora em Pombal; é originário de Pombal), apesar de haver algumas ocorrências com o artigo (ex.: vive no Pombal; regressou ontem do Pombal).



Gostaria de saber qual a forma correcta: a oposição só se volta a manifestar ou a oposição só volta a manifestar-se. Já agora podiam explicar-me em que circunstâncias se coloca o se antes e depois do verbo?
No fragmento de frase em questão, nenhuma das opções pode ser considerada incorrecta. Em "a oposição só se volta a manifestar" pode considerar-se que o clítico se é atraído pelo advérbio e fica antes do verbo semiauxiliar voltar. Em "a oposição só volta a manifestar-se" pode considerar-se que, por estar distante do advérbio, o clítico ficou na sua posição normal depois do verbo principal manifestar.