PT
BR
Pesquisar
Definições



berimbau

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
berimbauberimbau
( be·rim·bau

be·rim·bau

)
Imagem

MúsicaMúsica

Instrumento de percussão, de origem africana, constituído por metade de uma cabaça presa a um arco de madeira, com um fio de arame retesado que é percutido com uma vara.


nome masculino

1. [Música] [Música] Pequeno instrumento, geralmente de ferro, que se toca segurando-o com os dentes.

2. [Música] [Música] Instrumento de percussão, de origem africana, constituído por metade de uma cabaça presa a um arco de madeira, com um fio de arame retesado que é percutido com uma vara.Imagem

etimologiaOrigem etimológica:quimbundo mbirimbau.

Auxiliares de tradução

Traduzir "berimbau" para: Espanhol Francês Inglês

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Qual denominação para a "operação" de passar Francisco a Chico, Helena a Lena, Alice a Lili, etc.
As palavras Chico, Lena ou Lili são hipocorísticos (isto é, nomes próprios usados para designar alguém de maneira informal ou carinhosa) em relação a Francisco, Helena e Alice, respectivamente. Estes três hipocorísticos mostram, contudo, fenómenos diferentes de formação de palavras: em Francisco > Chico há uma redução por aférese acompanhada de alteração expressiva da forma reduzida; em Helena > Lena há uma simples redução por aférese; em Alice > Lili há uma redução com aférese e apócope e com o redobro de uma sílaba. A estes mecanismos pode ainda juntar-se o frequente uso de sufixos aumentativos ou diminutivos (ex. Chicão, Leninha).



Gostaria de saber se a palavra desadequabilidade existe, se está correcta ou incorrectamente escrita, e qual seria a alternativa.
Ainda que não se encontre em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, a palavra desadequabilidade encontra-se bem formada, através da aposição do sufixo de negação des- ao substantivo adequabilidade. No entanto, o uso do substantivo inadequabilidade (com o prefixo de negação in-) seria mais aconselhado, uma vez que se encontra registado na maior parte dos dicionários de língua portuguesa e apresenta uso generalizado, a julgar pelas pesquisas efectuadas em corpora e na Internet.