Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

bazar

bazarbazar | n. m.
bazarbazar | v. intr.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ba·zar ba·zar 1


(persa bazar, mercado, rua de lojas)
nome masculino

1. Estabelecimento comercial. = LOJA

2. Pavilhão ou barraca de rifas.

3. Arruamento coberto, no Oriente, para lojas de mercadorias.

4. [Figurado]   [Figurado]  Empório.


ba·zar ba·zar 2


(quimbundo [ku]baza, romper + -ar)
verbo intransitivo

[Portugal, Informal]   [Portugal, Informal]  Sair ou ir embora, geralmente de modo apressado. = SUMIR

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "bazar" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

A Paróquia São João Eudes promoverá, no dia 1º de maio, seu primeiro Bazar do ano, no horário de 8:00 às 15:00 hrs..

Em Blog da Sagrada Família

As condições sobre o Bazar eram ideais para a formação de gelo, como evidenciado

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

...realizava um voo doméstico de transporte de carga em Bangladesh, entre os Aeroportos Cox's Bazar (CXB/VGCB) e Jessore (JSR/VGJR)..

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

das 12, ela axandrou-se e teve que bazar ..

Em Fonte do Lavra

...angariar dinheiro para o sustento da comunidade, e assim fizeram formando assim o primeiro bazar e a primeira comunidade Emaús na França no ano de 1949..

Em Geopedrados
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


O nome das disciplinas escreve-se com maiúsculas?
Apesar de usualmente as disciplinas ou áreas de estudo surgirem grafadas em maiúscula, existe grande flexibilidade na maiusculização em casos como este.

O Acordo Ortográfico de 1945, válido para a norma europeia do português, apenas previa, na sua Base XLIII, a colocação de maiúsculas “nos nomes de ciências, ramos científicos e artes, quando designam disciplinas escolares ou quadros de estudo pedagogicamente organizados: aluno de Medicina; licenciou-se em Direito [...]”.

O Formulário Ortográfico de 1943, válido para a norma brasileira do português, previa, no ponto 6.º da sua Base XVI, o uso de inicial maiúscula "nos nomes que designam artes, ciências ou disciplinas, bem como nos que sintetizam, em sentido elevado, as manifestações do engenho do saber".

O Acordo Ortográfico de 1990, válido para todas as variedades do português, estabelece a opcionalidade de letra minúscula ou maiúscula nestes casos. Com efeito, a alínea g) do ponto 1.º da Base XIX do Acordo de 1990 prevê letra inicial minúscula para "nomes que designam domínios do saber, cursos e disciplinas (opcionalmente, também com maiúscula)".




Agradeço, se possível, que me esclareçam sobre o significado e origem da palavra "sôbolos", agora tão em voga pelo lançamento da última obra do escritor Lobo Antunes e tão conhecida na expressão primeira de Camões.
A palavra sôbolos corresponde à flexão do masculino plural de sôbolo. Esta é uma forma do português antigo, contracção da preposição sobre com artigo definido antigo lo e pode ter as flexões sôbola, sôbolos, sôbolas, equivalentes, respectivamente, a sobre a, sobre os, sobre as.

É de referir que a recente obra de António Lobo Antunes (Sôbolos Rios Que Vão) retoma o primeiro verso de uma redondilha de Camões que, em algumas edições com actualização gráfica, é por vezes transcrito "Sobre os rios que vão".

pub

Palavra do dia

o·nus·to o·nus·to


(latim onustus, -a, -um)
adjectivo
adjetivo

Que está muito cheio ou carregado (ex.: coração onusto de gratidão; pomar onusto; prosa onusta de fantasia). = REPLETO, SOBRECARREGADO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/bazar [consultado em 17-05-2022]