Significado de batucara-se-lhos

    A forma batucara-se-lhospode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de batucarbatucar] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de batucarbatucar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    batucarbatucar
    ( ba·tu·car

    ba·tu·car

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    1. Dançar o batuque.

    2. Tocar batuque.

    3. Bater repetidas vezes e com força. = MARTELAR

    verbo transitivo e intransitivo

    4. Fazer percussão batendo em algo (ex.: batucava no tacho com a colher; batucar um ritmo). = TAMBORILAR

    etimologiaOrigem:batuque + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    bataúda | n. f.

    Espécie de batuque, acompanhado de cantigas em tom plangente....


    batecum | n. m.

    Barulho de sapateados e palmas como nos batuques....


    baticum | n. m.

    Barulho de sapateados e palmas como nos batuques....


    batucada | n. f.

    Ato ou efeito de batucar....


    maxixe | n. m.

    Espécie de batuque....


    A palavra "batucara-se-lhos" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Na frase que se segue, como devem ser conjugados os verbos jogar e vibrar? Fiquei observando Vítor, Rose e Flávia jogar e vibrar com o jogo. E nesta outra frase, o verbo tivera foi empregado de maneira correta? Ana melhorou, mas tivera que ficar internada em repouso pois estava doente.


      Numa frase em que se queira dizer para não continuar ou não voltar a ser escravo/servo de algo ou alguém, está correto "não sirvamos mais o.." ou "não sirvamos mais ao..."? Que opção está correta e porquê?