Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

bagada

bagadabagada | n. f.
fem. sing. de bagadobagado
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ba·ga·da ba·ga·da


(baga + -ada)
nome feminino

1. [Informal]   [Informal]  Grande quantidade de bagas ou bagos.

2. [Informal, Figurado]   [Informal, Figurado]  Gota ou lágrima grossa como uma baga (ex.: o suor corria em bagadas pelo peito).


ba·ga·do ba·ga·do


(particípio de bagar)
adjectivo
adjetivo

1. Que tem muita baga.

2. Grado (o cereal na espiga).

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

...resiste, Essa melancolia em alucino, sou eu, Na dilecção como gota a bolhar, Entre bagada começa a verter, Lágrimas de cristais a gotejar, Que gotejam só por vos

Em memoriasdolima.blogs.sapo.pt

"Era uma vez em Bagadá , a Magnífica, o bom Califa Haroun El Poussah e o seu Grão-Vizir, o...

Em 31 da Armada

...uma resposta quotidiana à morte, transformar cada ravina em parapeito de esperança e cada bagada de suor em gota de doçura ..

Em CHAVES

...conhecido do Mossad, telefonou para a sua casa em Maryland quando ela estava em Bagadá , para a subornar a entregar uma

Em artedeomissao.wordpress.com

...conhecido do Mossad, telefonou para a sua casa em Maryland quando ela estava em Bagadá

Em artedeomissao.wordpress.com
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Na frase dei de caras com um leão, qual a função sintáctica das expressões de caras e com um leão?
A locução verbal dar de caras corresponde a uma expressão idiomática do português, que por esse motivo não é habitualmente decomposta, equivalendo a um verbo como deparar-se ou a outra locução verbal como encontrar subitamente. Na frase apontada, pode no entanto considerar-se a expressão de caras como um modificador adverbial (designado por complemento circunstancial na gramática tradicional), indicando o modo como se processa a acção expressa pelo verbo dar (equivalente, por exemplo a subitamente numa frase como deu subitamente com um leão).
A expressão com um leão pode ser considerada complemento indirecto seleccionado pelo verbo dar, pois com um leão é um complemento nominal introduzido indirectamente pela preposição com.




Gostava que me informassem, se possível, sobre como se aplica o artigo na palavra personagem. Diz-se o personagem ou a personagem?
A palavra personagem entrou no português vinda do francês, e, regra geral, as palavras que no francês terminam em -age e que são masculinas (ex.: bagage, barrage, camouflage, dérapage, etc.), em português terminam em -agem e são femininas (ex.:bagagem, barragem, camuflagem, derrapagem, etc.). Acontece que o uso da palavra pelos falantes ou a influência do género masculino em francês levaram a que a palavra já esteja registada em obras lexicográficas de referência como palavra feminina ou masculina (por exemplo, no Vocabulário da Língua Portuguesa (1966) de Rebelo Gonçalves, no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (2001), da Academia das Ciências/Verbo, no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2002), do Círculo de Leitores, ou no Grande Dicionário Língua Portuguesa (2004), da Porto Editora).

O artigo definido deverá então concordar com o substantivo personagem em género e número, consoante a consideremos palavra feminina (O Jasão é a minha personagem favorita) ou masculina (A Medeia é o meu personagem favorito). O que é importante é, no mesmo texto ou documento, ser coerente com a opção tomada e mantê-la.

pub

Palavra do dia

sar·ra·bis·car sar·ra·bis·car


(sarrabisco + -ar)
verbo transitivo e intransitivo

Fazer sarrabiscos. = GARATUJAR, RABISCAR

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/bagada [consultado em 28-10-2021]