PT
BR
Pesquisar
Definições



bacorejem

A forma bacorejempode ser [terceira pessoa plural do imperativo de bacorejarbacorejar] ou [terceira pessoa plural do presente do conjuntivo de bacorejarbacorejar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
bacorejarbacorejar
( ba·co·re·jar

ba·co·re·jar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. [Informal] [Informal] Ter um palpite ou um pressentimento (ex.: só bacorejava desgraças). = PALPITAR, PRESSENTIR

2. [Informal] [Informal] Apresentar como sugestão (ex.: bacorejaram algumas hipóteses, mas nenhuma foi aceite). = INSINUAR, PROPOR, SUGERIR


verbo intransitivo

3. Grunhir (o leitão).

4. [Portugal: Alentejo] [Portugal: Alentejo] Fazer mexericos. = INTRIGAR, MEXERICAR

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: BACORINHAR

etimologiaOrigem etimológica:origem obscura.

bacorejembacorejem

Anagramas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber qual é a maior palavra da língua portuguesa.
As línguas vivas são capazes de produzir, sem limitações, palavras novas. Não é muito normal haver palavras excessivamente longas, mas elas também acontecem, principalmente com neologismos. Quando pertinente, essas palavras são registadas por dicionários e outras obras de referência que as atestam. Aparentemente (isto é falível), a maior palavra registada num dicionário de português é pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, no Dicionário Houaiss. Este adjectivo é relativo a uma doença pulmonar chamada pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose. A produtividade da língua é demonstrada no facto de este adjectivo, como outros, poder potencialmente formar um advérbio de modo em -mente, cuja forma seria ainda maior do que aquela registada naquele dicionário: pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconioticamente.



O grau superlativo absoluto sintético de sábio é sapientíssimo? É que também existe o adjectivo sapiente, daí a minha dúvida...
O adjectivo sapientíssimo é superlativo absoluto sintético irregular de sábio e superlativo absoluto regular de sapiente. Este fenómeno acontece também noutros casos, como por exemplo em amaríssimo, superlativo de amargo e de amaro; beneficentíssimo, superlativo de benéfico e de beneficente; credibilíssimo, superlativo de crível e de credível; grandiloquentíssimo, superlativo de grandíloquo e de grandiloquente; magnificentíssimo, superlativo de magnífico e de magnificente; malevolentíssimo, superlativo de malévolo e de malevolente ou meritíssimo, superlativo de merecedor e de meritório.