Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
búnquerbúnquer | s. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

bún·quer bún·quer
(inglês bunker, do alemão Bunker)
substantivo masculino

1. Abrigo subterrâneo blindado ou fortificado. = CASAMATA

2. [Por extensão]   [Por extensão]  Local muito bem protegido.

pub

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


É correto dizer "sói acontece"? Ou seria "sói acontecer"?
O verbo soer, sinónimo de costumar ou ser frequente, é actualmente de uso raro na língua, conjugando-se principalmente nas terceiras pessoas do presente (sói, soem) e do pretérito imperfeito (soía, soíam) do indicativo.

Pesquisas em corpora e em motores de busca revelam uma frequência mais elevada deste verbo nos séculos XV e XVI, nomeadamente em obras de autores como Fernão Lopes, Garcia de Resende, Bernardim Ribeiro, João de Barros ou Luís de Camões, ocorrendo em construções transitivas, sobretudo com orações infinitivas (ex.: que reis e duques soíam temer), e intransitivas (ex.: e ali folgou o rei mais do que soía; que os navios fossem e voltassem como soíam).

Presentemente, o emprego do verbo soer é essencialmente erudito, recaindo maioritariamente em construções com orações infinitivas como complemento directo (ex.: um filme alternativo, como sói dizer-se; a figura do professor, que soía ser uma referência, tem vindo a esbater-se) ou como sujeito (ex.: soía fazer frio no Inverno, mas agora nem as aves migram).




Na aula surgiu a dúvida a propósito da palavra: carrocel ou carrossel. O dicionário antigo da Porto Editora tem carrocel, está correcto?
A forma mais consensual e mais frequente é carrossel, como pode verificar pela hiperligação para o Dicionário de Língua Portuguesa On-line ou pela consulta de obras recentes como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Lisboa: Academia das Ciências de Lisboa / Editorial Verbo, 2001) ou o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (edição brasileira da Editora Objetiva, 2001; edição portuguesa do Círculo de Leitores, 2002).

A forma carrocel surge atestada no Grande Dicionário da Língua Portuguesa (Porto: Porto Editora, 2004) e em obras mais antigas como o Grande Dicionário da Língua Portuguesa (Lisboa: Editorial Confluência, 1949-1959), de António Morais Silva, ou o Dicionário da Língua Portuguesa (Lisboa: Livraria Bertrand, 1949), de Cândido de Figueiredo. No entanto, este último observa na entrada carrocel que se trata de «palavra mal feita, do fr. carroussel, sob a influência de carroça».

pub

Palavra do dia

não·-fu·ma·dor |ô| não·-fu·ma·dor |ô| não fu·ma·dor |ô|
adjectivo e substantivo masculino
adjetivo e substantivo masculino

Que ou quem não fuma.

Feminino: não-fumadora. Plural: não-fumadores.Feminino: não-fumadora. Plural: não-fumadores.

• Grafia no Brasil: não fumador.

• Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: não fumador.
• Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: não-fumador


• Grafia em Portugal: não-fumador.
pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/b%C3%BAnquer [consultado em 17-11-2019]