PT
BR
Pesquisar
Definições



báltico

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
bálticobáltico
( bál·ti·co

bál·ti·co

)


adjectivoadjetivo

1. Relativo ao mar Báltico, no Norte da Europa, ou aos países por ele banhados.

2. Relativo aos povos bálticos ou às línguas bálticas.


nome masculino

3. Natural ou habitante dos países bálticos.

4. [Linguística] [Lingüística] [Linguística] Conjunto de línguas indo-europeias que engloba algumas línguas extintas e apenas duas línguas vivas: o letão e o lituano.

5. Mar situado no Norte da Europa, que comunica com o Oceano Atlântico através do mar do Norte e que banha a Dinamarca, Alemanha, Polónia, Rússia, Lituânia, Letónia, Estónia, Finlândia e Suécia. (Com inicial maiúscula.)

etimologiaOrigem etimológica:latim *balticus, derivado de Baltia, topónimo.

Auxiliares de tradução

Traduzir "báltico" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Pode-se utilizar a palavra exigencial? Ex.: selecção exigencial de componentes.
Apesar de o adjectivo exigencial não se encontrar registado em nenhum dos dicionários e vocabulários de língua portuguesa à nossa disposição, ele encontra-se bem formado a partir da aposição do sufixo -al ao substantivo exigência, pelo que o seu uso é possível e até muito frequente, como o revelam pesquisas em corpora e em motores de busca da Internet, especialmente em contextos relativos às áreas da construção e da engenharia civil, com o significado “que é relativo a ou que envolve uma exigência” (ex.: fizeram uma selecção exigencial dos novos materiais).



A utilização da expressão à séria nunca foi tão utilizada. Quanto a mim esta expressão não faz qualquer sentido. Porque não utiliz am a expressão a sério?
A locução à séria segue a construção de outras tantas que são comuns na nossa língua (junção da contracção à com uma substantivação feminina de um adjectivo, formando locuções com valor adverbial): à antiga, à portuguesa, à muda, à moderna, à ligeira, à larga, à justa, à doida, etc.

Assim, a co-ocorrência de ambas as locuções pode ser pacífica, partindo do princípio que à séria se usará num contexto mais informal que a sério, que continua a ser a única das duas que se encontra dicionarizada. Bastará fazer uma pesquisa num motor de busca na internet para se aferir que à séria é comummente utilizada em textos de carácter mais informal ou cujo destinatário é um público jovem; a sério continua a ser a que apresenta mais ocorrências (num rácio de 566 para 31800!).