PT
BR
Pesquisar
Definições



báltica

A forma bálticaé [feminino singular de bálticobáltico].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
bálticobáltico
( bál·ti·co

bál·ti·co

)


adjectivoadjetivo

1. Relativo ao mar Báltico, no Norte da Europa, ou aos países por ele banhados.

2. Relativo aos povos bálticos ou às línguas bálticas.


nome masculino

3. Natural ou habitante dos países bálticos.

4. [Linguística] [Lingüística] [Linguística] Conjunto de línguas indo-europeias que engloba algumas línguas extintas e apenas duas línguas vivas: o letão e o lituano.

5. Mar situado no Norte da Europa, que comunica com o Oceano Atlântico através do mar do Norte e que banha a Dinamarca, Alemanha, Polónia, Rússia, Lituânia, Letónia, Estónia, Finlândia e Suécia. (Com inicial maiúscula.)

etimologiaOrigem etimológica:latim *balticus, derivado de Baltia, topónimo.

bálticabáltica

Auxiliares de tradução

Traduzir "báltica" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber a pronúncia correta do plural de rolo (rolos).
A palavra rolos, plural de rolo, pronuncia-se com o o fechado, /ô/, na primeira sílaba, da mesma maneira que bolos, plural de bolo. Nestes casos não se verifica diferença vocálica entre o singular e o plural, ao contrário do que acontece em casos apresentados na resposta plural com alteração de timbre da vogal tónica.



Costumo usar frequentemente o termo vai vir, apesar de ter a noção que algures alguém me disse que está em desuso, mas que é correcto usar-se, porque se trata do reforço de uma acção. Gostava de saber a vossa opinião.
Do ponto de vista sintáctico e semântico, a locução verbal vai vir está correctamente formada, pois utiliza o verbo ir como auxiliar e o verbo vir como verbo principal, à semelhança de outras construções análogas com este auxiliar para indicar o futuro (ex.: Ele amanhã não vai trabalhar; O atleta vai iniciar a prova). Não se trata de um reforço da acção, mas de uma indicação temporal de uma acção que acontecerá no futuro ou está iminente e é uma construção muito usada, nomeadamente na oralidade, em substituição do futuro do indicativo (ex.: a construção ele vai vir amanhã é mais frequente do que ele virá amanhã, da mesma forma que a construção ele não vai trabalhar é muito mais frequente do que ele não trabalhará).
As locuções verbais com o verbo ir como auxiliar do verbo vir (vai vir) ou do verbo ir (vai ir), e todas as flexões possíveis do verbo auxiliar, são por vezes consideradas desaconselhadas sem que para tal haja outro motivo linguístico pertinente que não o de serem construções mais usadas num registo informal.