Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

azerbaijanês

azerbaijanêsazerbaijanês | adj. | n. m. | adj. n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

a·zer·bai·ja·nês a·zer·bai·ja·nês


(Azerbaijão, topónimo + -ês)
adjectivo
adjetivo

1. Relativo ao Azerbaijão, país da zona do Cáucaso, na fronteira entre a Europa e a Ásia.

nome masculino

2. Natural, habitante ou cidadão do Azerbaijão.

adjectivo e nome masculino
adjetivo e nome masculino

3. [Linguística]   [Lingüística]   [Linguística]  Relativo a ou língua turcomana falada no Azerbaijão.


SinónimoSinônimo Geral: AZERBAIJANO, AZERI

Feminino: azerbaijanesa. Plural: azerbaijaneses.Feminino: azerbaijanesa. Plural: azerbaijaneses.
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "azerbaijanês" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...2020 Newzoo) [3] O cartão SofaScore's Esports está disponível nos seguintes idiomas: albanês, árabe, azerbaijanês , búlgaro, catalão, chinês simplificado, croata, checo, dinamarquês, holandês, finlandês, francês, alemão, grego, hebraico,...

Em www.appsdoandroid.com

- AZERBAIJANÊS e não Azeri (embora o «Dicionário Houaiss» já ateste o barbarismo, preferindo

Em O SINO DA ALDEIA porque avisar é preciso

Já todos o fizemos por brincadeira, mas o talento deste azerbaijanês joga tudo isso num canto e dá até vontade de deixar o carro com...

Em Paranóias
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber qual é a grafia correcta para poster e seu plural, no sentido da apresentação destes posteres em congressos.
Além do anglicismo poster (“cartaz” ou “ampliação fotográfica”), os dicionários de língua portuguesa mais recentes registam ainda o seu aportuguesamento, que varia consoante se trate da norma europeia ou da norma brasileira do português. Assim, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa (Lisboa: Editorial Verbo, 2001), bem como o Grande Dicionário Língua Portuguesa (Porto: Porto Editora, 2004), propõem para a norma europeia do português o aportuguesamento póster (com indicação do plural pósteres) e o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2001), bem como o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa (Curitiba: Positivo, 2004), propõem para a norma brasileira do português o aportuguesamento pôster (com indicação do plural pôsteres).



O plural de DVD é DVDs ou DVD's?
A sigla DVD poderá ser usada com a mesma forma para o singular e para o plural (ex.: um DVD, dois DVD) e é esta a opção considerada mais aconselhável.

Uma sigla é um conjunto formado pelas letras iniciais de várias palavras (ex.: DVD = Digital Versatile Disc), usado como uma única palavra pela soletração das letras que o compõem. Como tal, pode também corresponder ao plural de uma ou mais dessas palavras, sem que as iniciais se alterem (EUA, por exemplo, é uma sigla que corresponde a um plural, Estados Unidos da América, sem que seja necessário uma marca dessa flexão). Por este motivo, poderá considerar-se que não há razão lógica para acrescentar um esse (-s) à sigla referida.

No entanto, é muito usual o uso das marcas de flexão nominal em alguns casos, nomeadamente com adjunção de -s no final (ex.: DVDs). Tal uso, não sendo rejeitado pelas regras de ortografia portuguesa (os acordos ortográficos são omissos nesse aspecto), parece resultar da função nominal destas palavras, a que se associa o -s como marca de flexão em número.

O apóstrofo ou plica a anteceder o -s (ex.: *DVD’s) não deverá ser usado, pois não é um mecanismo de flexão da língua portuguesa.


pub

Palavra do dia

al·var al·var


(alvo + -ar)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. De cor quase branca. = ALVACENTO, ALVADIO, ALVARINHO, ESBRANQUIÇADO

adjectivo de dois géneros e nome de dois géneros
adjetivo de dois géneros e nome de dois géneros

2. [Depreciativo]   [Depreciativo]  Que ou quem mostra pouca inteligência ou muita ingenuidade (ex.: cara alvar; não ia responder àquele alvar). = PARVO, PATETA, TOLO

nome masculino

3. [Viticultura]   [Viticultura]  Casta de uva branca.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/azerbaijan%C3%AAs [consultado em 28-01-2022]