Significado de avinhar-vo-los

    A forma avinhar-vo-lospode ser [infinitivo de avinharavinhar], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de avinharavinhar], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de avinharavinhar], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de avinharavinhar] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de avinharavinhar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    avinharavinhar
    ( a·vi·nhar

    a·vi·nhar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Impregnar ou temperar com vinho.

    2. Fazer tomar o gosto ou o cheiro do vinho a.

    3. Dar a cor do vinho tinto a.

    verbo pronominal

    4. Embebedar-se.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    avinhar | v. tr. | v. pron.

    Impregnar ou temperar com vinho....


    vinhado | n. m.

    Ave passeriforme (Sporophila angolensis) da família dos traupídeos, nativo da América do Sul, de canto melodioso....


    avinhado | adj. | n. m.

    Que bebeu bebida alcoólica em excesso....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "avinhar-vo-los" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Na frase "o cão rosnou "entre dentes", escreve-se "entre dentes" ou "entredentes" ou "entre-dentes"? No dicionário da Porto Editora encontrei "entredente" a referir-se a engrenagens dentadas. De resto parece-me que a opção correcta é "entre dentes".


      Inseri, no vosso corrector ortográfico, a palavra “desejante” que, há tempos, vi escrita, erradamente, em vez do adjectivo “desejoso”. Para surpresa minha, o citado corrector, no português de Portugal, não acusa o erro.