PT
BR
Pesquisar
Definições



ave-do-paraíso-grunhidora

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
ave-do-paraíso-grunhidoraave-do-paraíso-grunhidora
( a·ve·-do·-pa·ra·í·so·-gru·nhi·do·ra

a·ve·-do·-pa·ra·í·so·-gru·nhi·do·ra

)


nome feminino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Ptiloris intercedens) da família dos paradiseídeos.

etimologiaOrigem etimológica:ave-do-paraíso + grunhidora, feminino de grunhidor.

ave-do-paraíso-grunhidoraave-do-paraíso-grunhidora


Dúvidas linguísticas



A frase Oh mãe, venha cá depressa! está incorrecta?
Como poderá constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a interjeição oh é usada para exprimir alegria, espanto, dor, repugnância ou para reforçar outro tipo de sentimento, pelo que, na frase que refere, o uso dessa interjeição não é adequado. Nestes casos, deverá ser usado o determinante apelativo ó, que antecede geralmente substantivos, pronomes pessoais ou possessivos e funciona com valor de vocativo, pois introduz interpelações ou chamamentos. Assim, a frase correcta será: Ó mãe, venha cá depressa!



O particípio passado de imprimir é imprimido?! Que aconteceu ao impresso?!
De facto, impresso também é particípio passado de imprimir, pois este é um verbo que admite mais de um particípio passado, empregando-se geralmente esta forma com os auxiliares ser ou estar e a forma imprimido com os auxiliares ter ou haver.

Cunha e Cintra, na Nova Gramática do Português Contemporâneo [Lisboa: Ed. João Sá da Costa, 1998, p. 442], sugerem que o verbo imprimir só tem duplo particípio quando significa ‘estampar, gravar’, com o exemplo Este livro foi impresso em Portugal, e não quando significa ‘imprimir movimento’, com o exemplo Foi imprimida enorme velocidade ao carro).