PT
BR
Pesquisar
Definições



auto-aprendizagem

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
auto-aprendizagemautoaprendizagemauto-aprendizagemautoaprendizagem
( au·to·-a·pren·di·za·gem au·to·a·pren·di·za·gem

au·to·-a·pren·di·za·gem

au·to·a·pren·di·za·gem

)


nome feminino

Forma de aprender por si mesmo (ex.: promoção da capacidade de auto-aprendizagem e do espírito crítico).

etimologiaOrigem etimológica:auto- + aprendizagem.
iconPlural: auto-aprendizagens.
sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: autoaprendizagem.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: auto-aprendizagem.
grafiaGrafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:autoaprendizagem.
grafia Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: auto-aprendizagem.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Tenho visto e utilizado com frequência a palavra contratualização; no entanto, não sei se a mesma realmente existe em português ou se provém de outra língua qualquer.
O substantivo contratualização é uma derivação do verbo contratualizar. Estas duas palavras seguem as regras de boa formação na língua portuguesa, pois a palavra contratualizar é formada com adjunção do sufixo -izar ao adjectivo contratual, formando um verbo com o significado aproximado de “dar carácter contratual” ou “estabelecer de forma contratual”. A palavra contratualização corresponde, por sua vez, à adjunção do sufixo -ção ao verbo, designando o “acto ou efeito de contratualizar”. Ambas as palavras usam dois sufixos (-izar e -ção) de alta produtividade em português na formação de neologismos (seguem o mesmo paradigma, por exemplo, dos pares actualizar/actualização, conceptualizar/conceptualização, visualizar/visualização) e uma pesquisa em corpora e motores de busca na internet evidencia o seu uso muito divulgado.



Ao utilizar a locução "bem como" num período longo, a vírgula virá antes ou depois da locução? Ela dá a idéia de uma pausa sonora no período?
De acordo com a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra, e com a Moderna Gramática Portuguesa, de Evanildo Bechara, a vírgula usa-se, entre muitas outras situações, para separar orações coordenadas, como as que são introduzidas pela locução conjuntiva bem como (ex.: comprou uma saia e um casaco, bem como uns sapatos para o casamento), empregando-se antes da conjunção ou da locução conjuntiva no caso de estas apenas poderem ser usadas no início da oração, como acontece com a locução bem como.