PT
BR
Pesquisar
Definições



augustíssima

A forma augustíssimaé [derivação feminino singular de augustoaugusto].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
augustoaugusto
( au·gus·to

au·gus·to

)


adjectivoadjetivo

1. Digno de respeito e veneração.

2. Sagrado, divino.

3. Que demonstra imponência ou solenidade. = IMPONENTE, MAJESTOSO, SOLENE

4. Que se distingue dos demais pela sua excelência. = EXCELSO, ILUSTRE, SUBLIME


nome masculino

5. [História] [História] Título conferido a alguns imperadores, na Roma antiga.

6. [Gíria] [Gíria] Palhaço de circo.

etimologiaOrigem etimológica:latim augustus, -a, -um.
augustíssimaaugustíssima


Dúvidas linguísticas



Gostaria que me esclarecessem acerca da leitura da palavra austero. Na 2ª sílaba dever-se-á ler como uma vogal aberta ou fechada? Ainda que a palavra em questão não contenha qualquer acento, qual a forma de leitura: áustero ou austéro?
O adjectivo austero é uma palavra grave, isto é, tem o acento de intensidade na penúltima sílaba (austero) e a pronúncia da vogal desta sílaba deverá ser e aberto (idêntico ao e da palavra ). Se esta palavra fosse esdrúxula, isto é, acentuada na antepenúltima sílaba, teria de apresentar acento gráfico (*áustero; o asterisco indica incorrecção ortográfica), como todas as palavras esdrúxulas do português (ex.: antídoto, cálice, cómico, técnico, telúrico).



Tenho, há algum tempo, uma "discussão" com uma amiga relativamente à palavra "espilro". Eu digo que esta palavra existe há muito, muito tempo, ao passo que a minha amiga diz que só passou a existir segundo o novo acordo ortográfico. Podem ajudar a esclarecer-nos?
Não encontrámos uma datação para a palavra espilro, mas esta palavra (e o verbo de que deriva regressivamente, espilrar), provém de uma epêntese em espirro (espirro > espilro) e não terá com certeza surgido como consequência do novo Acordo Ortográfico. Rebelo Gonçalves, no seu Vocabulário da Língua Portuguesa (Coimbra: Coimbra Editora, 1966) regista espilrar e espilro, afirmando que se trata de um registo popular. Idêntica informação é fornecida pelo Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.