PT
BR
Pesquisar
Definições



audições

A forma audiçõesé [feminino plural de audiçãoaudição].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
audiçãoaudição
( au·di·ção

au·di·ção

)


nome feminino

1. Acto e faculdade de ouvir ou de escutar.

2. Auscultação.

3. [Cinema, Teatro, Televisão] [Cinema, Teatro, Televisão] Teste para admissão numa companhia, num espectáculo ou num programa, em que um artista presta uma prova com interpretação ou execução de um trecho de uma obra, geralmente perante um júri ou um avaliador.

etimologiaOrigem etimológica: latim auditio, -onis.
audiçõesaudições

Auxiliares de tradução

Traduzir "audições" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida sobre a existência ou não da palavra desposicionado, ou seja, utilizo a expressão para dizer o contrário de posicionado. Por exemplo: Um jogador está bem posicionado no campo, ou está desposicionado (quando não está bem posicionado).
O verbo desposicionar (assim como o adjectivo participial desposicionado) não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, mas as pesquisas em corpora e na Internet evidenciam que se trata de palavra bastante usada actualmente em contextos desportivos, com o significado "sair da posição previamente definida" ou "deslocar-se da posição regulamentar".

Esta palavra tem uma formação regular através da aposição do prefixo des- (muito produtivo em português) ao verbo posicionar, pelo que, apesar de não se encontrar ainda atestada em obras lexicográficas, o seu uso é inteiramente lícito.




Como se designa algo que escraviza? Os termos escravizante e escravizador não aparecem no dicionário.
Nenhum dicionário regista de modo exaustivo o léxico de uma língua e o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa (DPLP) não é excepção. Apesar de não se encontrarem registadas no DPLP, as palavras escravizador e escravizante podem ser encontradas noutros dicionários de língua portuguesa com o significado “que escraviza”.

Estas duas palavras são formadas com dois dos sufixos mais produtivos do português (-ante e -dor), pelo que é sempre possível formar correctamente novas palavras com estes sufixos (normalmente a partir de verbos) que não se encontram registadas em nenhum dicionário.